quarta-feira, agosto 30, 2006

Pearl Jam-Jeremy

Tá quase... =)


Pearl Jam-Jeremy


" At home
Drawing pictures
Of mountain tops
With him on top
Lemon yellow sun
Arms raised in a V
Dead lay in pools of maroon below
Daddy didn't give attention
To the fact that mommy didn't care
King Jeremy the wicked
Ruled his world
Jeremy spoke in class today
Jeremy spoke in class today
Clearly I remember
Pickin' on the boy
Seemed a harmless little fuck
But we unleashed a lion
Gnashed his teeth
And bit the recessed lady's breast
How could i forget
He hit me with a surprise left
My jaw left hurtin
Dropped wide open
Just like the day
Like the day i heard
Daddy didn't give affection
And the boy was something mommy wouldn't wear
King jeremy the wicked
Ruled his world
Jeremy spoke in class today
Jeremy spoke in class today
Try to forget this...
Try to erase this...
From the blackboard. "


..: O estado das News

Como sabem, as newsgroups tornaram-se o meu ponto favorito no que toca a downloads. Devido à grande diversidade e à grande rapidez, as news são simplesmente brutais, intocáveis para aqueles que as usam.

Como sabem também, ultimamente tem aparecido imenso lixo, o que faz com que os ficheiros que são postados acabem por se perder. Um utilizador das Newsgroups e membro do FNF escreveu este texto que acho ser importante de ler:

" Ora muito boas, boa gente.

Antes de continuarem a ler, vejam este thread para entenderem o outro lado da questão
http://www.voisdfjv.coredesigns.org/viewthread.php?tid=1

Fui dar uma olhadela ao dito fórum que servirá de Armagedão para o Mundo do serviço de News da telepac. Devo dizer que a atitude do mano que codou o tal script que enche isto de tralha é de louvar, além do trabalho que teve possivelmente em PERL -possivelmente, note-se, que os meus conhecimentos na área não são dos melhores que por aí andam-.
Ele alega uma atitude exemplar de eliminar a partilha de material ilícito, protegido por direitos de autor, etc. Mais uma vez friso, é de louvar. É de louvar que alguém esteja finalmente do lado das produtoras de software, do lado das editoras discográficas, do lado dos distribuidores de cinema. Eles têm pouco e cobram-nos pouco pelo material que disponibilizam. (leia-se com tom de ironia) Eu poderia enveredar pelos textos e textos que alegam excesso de preço e défice de qualidade nos serviços que os supracitados nos fornecem; poderia duplicar os (também várias vezes publicados) textos que referem a "partilha" como algo de positivo, algo encorajável (como conceito de ensinar aos filhos, entenda-se); poderia falar do direito que temos a experimentar um produto antes de o adquirir realmente, mas não o vou fazer. Vou sim, por em causa a moralidade deste rapaz (não senhor, rapaz) para estar sozinho a tratar de acabar ou inviabilizar um serviço que é para todos, de uma forma ou de outra, para o bem ou para o mal.
Eu, ao ser cliente Telepac (ou de um dos seus vários sub-ISP se lhe quiserem chamar assim), considero-me com o direito de usufruir dos seus serviços, entre eles as News. Para o que eu o vou usar é comigo, a minha moralidade irá permitir (ou não) que eu partilhe ou faça download dos ficheiros que eu bem entenda. As news são uma comunidade e como tal, há regras implícitas que devem ser seguidas. Este rapaz está a infringir essas regras, tomando-se como polícia da comunidade. Se há alguém que deveria fazer prevalecer as regras (desta vez as implícitas), seria mesmo a administração dos servidores de news. Desconheço que alguém de lá tenha pedido isto ao sujeito e imagino que se o fizessem não seria desta forma. Ele está desta forma a impedir o uso (correcto ou incorrecto, na mente e consciencia de cada um) de um serviço que deveríamos tomar por garantido. Conseguirá assim um cargo como programador ou "net-cop"? O tempo o dirá. (note-se que é uma especulação, não faço ideia se é realmente este o objectivo do sujeito)

Em termos legais, é bastante mais fácil tentar encontrar este rapaz fazendo uma busca por IP onde o programa acedeu para fazer o post do que fazer a mesma busca para encontrar todos os que fizeram download de material ilícito (reparem que se torna uma luta de Spam vs Pirataria/Partilha Ilegal, tudo termos previstos e puníveis por lei). Em termos morais, que capacidade e autoridade tem ele para decidir o que fazer quanto a este tema? Que moralidade tem ele para fazer a justiça prevalecer, ainda que por caminhos igualmente ilegais?
A única coisa que poderemos eventalmente fazer será pedir atenciosamente à Telepac que impeça de alguma forma o uso deste serviço por parte deste utilizador e rezar para que não tentem encontrar-nos a fazer download/upload de conteúdos ilegais. A forma que este sujeito teria para fazer prevalecer a sua vontade e a "seriedade" do que se passa por cá seria pedir/exigir à Telepac que monitorizasse decentemente os servidores. Na minha opinião, seria a coisa correcta a fazer.

Mas isto traz novas questões, talvez um pouco mais ambíguas...
Que diferença lhe faz a ele o que aqui é postado? Que motivo tem ele para estragar a (mais ou menos legal) comunidade que aqui se criou? Será que por uma simples alegada vingança a um Admin de certo fórum devemos todos pagar? Imagino que se o rapaz até dá uns toques de programação, conseguisse sem esforço de maior tratar da saúde ao dito cujo administrador, falando de bits e bytes, de hacking talvez... Mas isto são suposições.

Peço desculpa pelo texto longo, mas precisei de "desabafar" sobre este tema e dar a minha opinião, tentando não a impor, nem à minha vontade, a ninguém. Caso eventualmente alguém veja ser de interesse publicar este texto em algum lado, basta um simples copy-paste, estejam à vontade.

Espero que tenha servido para levantar questões e fazer pensar um pouco, por formas mais "correctas" do que insultar a mãe de alguém ou disparar insultos gratuitos sem fundamentar a opinião depreciativa.

Ainda que não tenha directamente a ver com Spam/Partilha Ilegal, mas com Hacking, aqui está algo interessante...
http://www.mithral.com/~beberg/manifesto.html

Abraços. Ghuna "