quarta-feira, janeiro 30, 2008

Está na altura de regressar às origens...

Mais de meio ano depois, eis que me dá na cabeça de pegar no blog mais uma vez. E há tanta coisa para falar...

Agora ando em férias. Mais um semestre, mais umas cadeiras.. Mais uns 4,5 meses e estou lançado no mundo do trabalho.

Na musica, ando numa onda mto alternativa: Radiohead, Arcade Fire, dEUS, Muse, Stone Temple Pilots, Sonic Youth... Escusado será dizer que o meu próximo concerto vai ser uma coisa completamente fora do que eu me habituei a ouvir: Michael Gira (ex-Swans e actual lider dos The Angels of Light) em Leiria no dia 24 de Fevereiro, a propósito da abertura do Fade In Festival.



Lá "fora" (leia-se Lisboa), penso bastante em ir ver Metallica e Iron Maiden (isto sim, mais na minha onda lol), Rock in Rio e SBSR respectivamente. Havia um sonho chamado Rage Against the Machine, mas calha numa data muito em cima com os Maiden. Antes destes festivais, os Hives também passam pelo Coliseu, a 9 de Abril. Provalmente vai ser complicadissimo ir ver os suecos, embora não falte vontadinha nenhuma.


Fora a musica, cinema tem dominado o "meu mundo". É uma correria autentica até aos Oscars'08. Deste ano, já apareceram algumas pérolas. Eu realço estes 2 filmes:




OK, este filme é do mais duro e cruel que pode existir. É a história de 2 amigas que entram num mundo completamente negro, na tentativa de conseguir que uma das raparigas aborte. O filme torna-se genial pela maneira como aborda a questão, o pânico que se vive numa situação tão dolorosa, a ansiedade, o medo. Achei o filme muito semelhante a Elephant (de Gus Van Sant), acima de tudo na maneira como está realizado. Secalhar foi por isso que gostei tanto do filme. O filme é muito dificil de digerir e muita gente vai sair do cinema com pesadelos a perseguir. Mas a realidade é dura e crua. Não percam este, é mesmo um filme fantástico.



Façam um favor a vocês próprios: Vão ver esta obra prima de Todd Haynes. É um filme que retrata o mítico ícone do Rock N' Roll de nome Bob Dylan. Mas a genial parte é esta: Há 6 personagens diferentes para retratar o musico. Dono de multiplas personalidades, Bob Dylan é Christian Bale, é Cate Blanchett (FANTÁSTICA!!!), é Marcus Carl Franklin, é Richard Gere, é Heath Ledger, é Ben Whishaw. Cada um com a sua particularidade, desde os tempos de miudo (Marcus Carl Franklin), até aos primórdios (Christian Bale), passando pelos problemas de casamento (Heath Ledger), o musico que todos adoramos (Cate Blanchett), atravessando a fase mais espiritual até ao poeta que Dylan um dia quis ser (Ben Whishaw). Tempo ainda para entrar na personagem de Billy the Kid, algo que tenta transmitir aquela personalidade de Dylan, que queria manter-se irreconhecivel, esconder-se num canto em que ninguém soubesse quem ele era. Entramos então num mundo completamente à parte, à procura de alguém que tenta as