quinta-feira, março 27, 2008

Back

Grande viagem.

Dps posto fotos =)

quarta-feira, março 19, 2008

Faleceram Anthony Minghella e Arthur C. Clarke

Anthony Minghella, que assinou ‘O Talentoso Mr. Ripley’ e ‘Cold Mountain’, morreu ontem em Londres. Tinha 54 anos.


O realizador, que em 1996, chamou a atenção do mundo cinéfilo ao arrebatar nove Óscares com ‘O Paciente Inglês’, protagonizado por Ralph Fiennes e Kristin Scott Thomas, não resistiu a complicações surgidas após uma operação de rotina. Minghella deslocou-se ao hospital na segunda-feira, para lhe ser retirado um alto no pescoço, o que desencadeou uma inesperada hemorragia cerebral que os médicos não conseguiram travar.

Desaparece, assim, o britânico que tinha em Jude Law o seu actor fétiche e que, antes de chegar ao cinema, trabalhou em teatro e TV – quer como dramaturgo e encenador, quer como argumentista.

Nascido a 6 de Janeiro de 1954, na ilha de Wight, no seio de uma família de ascendência italiana (é dos seus pais a famosa fábrica de gelados Minghella), Anthony decidiu devotar-se ao teatro com 21 anos. Daí até à TV foi um passo e o cinema chegou em 1990, tinha ele 36 anos. Pelo meio ficaram um casamento (com a coreógrafa Carolyn Choa), dois filhos e militância política. Trabalhista convicto, em 2005 realizou o programa de candidatura do partido ao Parlamento. O que justifica que Tony Blair tenha sido o primeiro a lamentar a sua morte. Minghella deixa duas obras por estrear. O episódio piloto da série de TV (‘The N.º 1 Ladies Detective Agency’) deverá ser exibido no próximo domingo, na BBC.

FILMOGRAFIA COMPLETA

1990 - ‘Truly, Madly, Deeply’
- 1993 - ‘Mr. Wonderful’
- 1996 - ‘O Paciente Inglês’
- 1999 - ‘O Talentoso Mr. Ripley’
- 2000 - ‘Play’
- 2003 - ‘Cold Mountain’
- 2006 - ‘Assalto e Intromissão’




Arthur C. Clarke morre aos 90 anos

Escritor de ficção científica e autor de «2001: Odisseia no Espaço» faleceu no Sri Lanka

O escritor britânico Arthur C. Clarke morreu esta terça-feira no Sri Lanka, com 90 anos de idade. Clarke ficou famoso por «2001: Odisseia no Espaço», obra que passou ao cinema pela mão do realizador Stanley Kubrick em 1968.

A BBC recorda que Clarke foi considerado pioneiro na era electrónica e das tecnologias, com uma visão que «captou a imaginação popular».

Sir Arthur, nasceu em Somerset, e foi especialista em radares durante a II Grande Guerra, na força aérea britânica.

O britânico, que desde 1945 previa as comunicações por satélite, escreveu mais de 80 obras. Era o mais conhecido dos residentes estrangeiros no Sri Lanka, onde uma Academia tem mesmo o seu nome.

segunda-feira, março 17, 2008

Baterista dos ABBA encontrado morto

Ola Brunkert sofreu acidente mortal.

Um dos bateristas que tocou com os suecos ABBA foi encontrado morto no jardim da sua casa em Mallorca (Espanha). Ola Brunkert tinha 62 anos e a causa da morte está relacionada com um corte profundo no pescoço, que segundo a autópsia foi acidental.


O corpo foi encontrado por um vizinho. Segundo um porta-voz da polícia, o músico bateu com a cabeça na porta de vidro na sua sala de jantar, o vidro partiu-se e Brunkert cortou-se no pescoço. O músico terá então enrolado uma toalha em torno do pescoço para estancar o sangue e saiu de casa à procura de ajuda, tendo caído no jardim.

Brunkert participou em todos os álbuns dos ABBA. Bjorn Ulvaeus, membro do grupo sueco, já falou sobre a morte do músico: «Lembro-me dele como um bom amigo quando trabalhámos juntos em meados dos anos 70. Ele era um músico muito criativo, que contribuiu muito para o trabalho de estúdio e nas nossas digressões».

New Covers [RHCP Time]

Californication





The Zephyr Song


sexta-feira, março 14, 2008

Novidades no SBSR :: Festival Marés Vivas com mais 2 reforços

Tara Perdida no festival Super Bock Super Rock


Os Tara Perdida actuam no festival Super Bock Super Rock, em Lisboa, a 9 de Julho, apurou a BLITZ.

A banda de João Ribas sobe ao palco do Parque Tejo no mesmo dia que os Iron Maiden e os Slayer.

Até ao momento, este é o quarto nome confirmado pela organização do Super Bock Super Rock para Lisboa, depois dos Iron Maiden e Slayer para dia 9 de Julho, e dos Digitalism para dia 10.

Quanto à «manga» portuense do evento, contará com a participação de Xutos e Pontapés com a Orquestra de Jazz do Hot Club, ZZ Top, James, David Fonseca e Crowded House, a 4 de Julho, e Jamiroquai, Clã e Jorge Palma no dia seguinte.

Os bilhetes para os concertos no Parque Tejo (Lisboa) custam entre 40 euros (um dia), 70 euros (dois dias) e 80 euros (Porto + Lisboa, limitado a 1000 bilhetes).

Para o Porto, estão à venda por 35 euros (um dia) e 60 euros (dois dias).




Doors e Cult no Festival Marés Vivas


Os Doors, agora com Bret Scollin (ex-The Fuel) como vocalista, e os Cult também actuam no Festival Marés Vivas. O evento realiza-se na Praia do Areinho, em Vila Nova de Gaia, e conta também com actuações dos Prodigy e Peter Murphy.

A notícia foi hoje avançada pela organização do evento, que se realiza entre 17 e 19 de Julho. Segundo o site do Expresso, o bilhete para um dia vai custar €20 e para três dias €35. Falta ainda anunciar um nome grande - no total o cartaz contará com nove bandas: seis estrangeiras e três portuguesas.

Viagem de Finalistas 2008


Entre dia 20 e 28, não me apanham cá :)

quarta-feira, março 12, 2008

James também na Queima de Coimbra

A banda de Tim Booth chega a Portugal já em Maio.


Ainda antes do concerto no Festival Super Bock Super Rock, os James actuam em Coimbra, na Queima das Fitas, a 10 de Maio.

A banda britânica edita o seu novo álbum, Hey Ma, a 7 de Abril. Cerca de três meses mais tarde apresentam-se no âmbito do SBSR, no Porto, a 4 de Julho.

Iron Maiden disponibilizam best of gratuitamente

Download de alta qualidade pode ser feito a 12 de Maio.


Os Iron Maiden vão disponibilizar a colectânea de êxitos Somewhere Back in Time de forma gratuita na internet.

O registo estará disponível no site da banda a partir de 12 de Maio num ficheiro WMA de 320 kbps (alta qualidade). No entanto, só poderá ser ouvido três vezes, depois os fãs interessados terão de pagar por uma versão DRM-free (pode ser reproduzida livremente).

Somewhere Back in Time reúne temas dos diversos álbuns que a banda gravou durante os anos 80. Na compilação estarão presentes canções como «The Number Of The Beast» ou «Run to the Hills». O alinhamento completo do álbum é o seguinte:

1. Churchill Speech
2. Aces High
3. 2 Minutes To Midnight
4. The Trooper
5. Wasted Years
6. Children Of The Damned
7. The Number Of The Beast
8. Run To The Hills
9. Phantom Of The Opera (ao vivo)
10. The Evil That Men Do
11. Wrathchild (ao vivo)
12. Can I Play With Madness
13. Powerslave
14. Hallowed Be Thy Name
15. Iron Maiden (ao vivo)

domingo, março 09, 2008

Seminário - Relatório #01

Este semestre vou ter uma cadeira que consiste em Seminários. Por cada seminário, é preciso fazer um relatório. Aqui fica o primeiro.



Competências que precisam de ser reforçadas na formação de profissionais de Tecnologias da Informação em Portugal


O seminário do dia 5 de Março de 2008, apresentado pelo professor José Victor, teve como tema base as competências que precisam de ser reforçadas na formação de profissionais de Tecnologias da Informação em Portugal.

Numa primeira parte, deu-se à apresentação da ANATIE (Associação Nacional das Empresas de Tecnologias de Informação e Electrónica), uma empresa que trabalha com todas as entidades interessadas para melhorar a competitividade das TIC. A ANATIE responsabiliza-se pela representatividade sectorial das empresas, pela dinamização de mercados e também pelo benchmarking. Actualmente, a ANATIE está a desenvolver uma “Roadmap para a competitividade”, que consiste na caracterização da indústria, discussão interna sobre problemas do sector e levantamento de preocupações e recomendações.

Na segunda parte do seminário, foram identificadas quais a competências que precisam de ser reforçadas nas TIC. Não se pretende modificar os cursos de acordo com as listas de competências, pretende-se é identificar as lacunas que existem. Actualmente, detectou-se um aumento da utilização das TIC na administração pública e os próprios governantes discursam sobre a sua importância estratégica. No entanto, a “roadmap para a competitividade” encontrou imensos obstáculos. E o crescimento das Empresas significa, quase sempre, internacionalização.

Portanto, deu-se à criação do “Grupo de Trabalhos das Competências”. Consiste em inquéritos feitos às empresas associadas, que elaboram listas das competências relevantes mais em falta nos recém-formados. Estes inquéritos identificam duas categorias: Hard Skills e Soft Skills. Hard Skills representam as competências técnicas das TIC, enquanto que as Soft Skills representam outras competências, de carácter não técnico. Foram também identificados 3 tipos de perfis profissionais nas TIC: Engenheiro de Software (responsável pelos sistemas de informação), Engenheiro de Sistemas (responsável pelas infra-estruturas) e Comercial (responsável pelo marketing e vendas).

No inquérito para identificar lacunas nas competências técnicas, ou seja, Hard Skills, foram considerados os seguintes parâmetros: Normalização e Processos, Segurança, Arquitecturas e Sistemas Distribuidos, Desenho de Interfaces, Optimização de Recursos, Propriedade Intelectual, Produção de Informação, Mercado das TIC, Infra-Estrutura e Data Centers e Linguagens e Algoritmia. No inquérito para identificar lacunas nas competências não técnicas, ou seja, Soft Skills, foram considerados os seguintes parâmetros: Gestão por Objectivos, Gestão de Equipas e Liderança, Comunicação Escrita e Presencial, Melhoria Contínua e Inovação, Pensamento Critíco, Gestão de Conflitos e Inteligência Emocional, Empreendedorismo e Gestão da Carreira, Gestão do Conhecimento, Línguas e Negociação.

Após cerca de 20 empresas terem respondido aos inquéritos (por perfil e por competência), identificou-se que os engenheiros de software tem que melhorar as competências, a nível de Hard Skills, de desenho de interfaces, normalização de processos e produção de informação. A nível de Soft Skills, foram identificados, para o mesmo perfil, lacunas em comunicação escrita, gestão por objectivos e de equipas e liderança.
Para os engenheiros de sistemas, foram identificadas lacunas, a nível de Hard Skills, em optimização de recursos, normalização e processos e arquitecturas e sistemas distribuidos. A nível de Soft Skills, os mesmos engenheiros mostraram lacunas em gestão por objectivos e de equipa e liderança e também em melhoria contínua e inovação.
Para os responsáveis pela secção comercial, a nível de Hard Skills, é necessário corrigir lacunas referentes aos mercados das TIC, normalização de processos e propriedade intelectual. A nível de Soft Skills, o mesmo perfil precisa de corrigir falhas de comunicação presencial, negociação e gestão por objectivos.

Num aspecto global, chegou-se à conclusão que há várias lacunas a corrigir, acima de tudo no que diz respeito a Soft Skills. Foi detectado que a área comercial tem falta de profissionais competentes.

Para tentar corrigir as lacunas identificadas, foram medidas propostas às Empresas, para que apoiassem mais o sistema de ensino. Foi proposto às Universidades que criassem um sistema de avaliação de satisfação das partes interessadas, tanto alunos como empregadores. Foi proposto que efectuassem visitas de estudo às empresas, realização de seminários empresariais, estágios
profissionais obrigatórios.

Por fim, chega-se à conclusão que as competências são matéria central, logo as Instituições de Ensino são fulcrais para a formação de novos profissionais.

Camacho deixa o Benfica

José Antonio Camacho

José Antonio Camacho já não é treinador do Benfica. O técnico espanhol anunciou a decisão no final do jogo desta noite com o U. Leiria, que terminou com igualdade a dois .

Super Bock Super Rock 2008

Xutos e David Fonseca no Super Rock do Porto


Portugueses fazem parte do cartaz do Super Bock Super Rock Porto, que tem lugar no Parque da Cidade

A BLITZ está em condições de adiantar que os Xutos & Pontapés e David Fonseca farão parte do cartaz do Super Bock Super Rock, actuando no Parque da Cidade, no Porto, no dia 4 ou 5 de Julho.

Essa e outra informação deverá ser conhecida amanhã, segunda-feira, durante a conferência de imprensa marcada para o efeito. Durante esse encontro com a comunicação social será também divulgada a presença dos texanos ZZTop que, assim a acontecer, actuarão pela primeira vez em Portugal, como a BLITZ adiantou em primeira mão.

Relembre-se que para o Super Bock Super Rock Porto, que decorre nos dias 4 e 5 de Julho, já havia sido confirmada a presença dos britânicos James. Para Lisboa, estão contratados Iron Maiden, Slayer e Avenged Sevenfold.

sábado, março 08, 2008

Quase 11000 views!

donovannascimento
Style: Rock
Joined: May 02, 2006

donovannascimento
Musician

Videos Watched: 635
Videos Uploaded: 28
Video Views: 10,955
Favorites: 2
Channel Type: Musician
Channel Views: 397
Subscribers: 7

Optimus Alive'08 :: Novidades


Cansei de Ser Sexy no Optimus Alive!08



Electro-moças brasileiras de regresso ao país irmão.

As Cansei de Ser Sexy actuam no festival Optimus Alive!08 no próximo dia 10 de Julho.

Esta será a terceira deslocação da banda de São Paulo a Portugal, depois de um concerto no Lux, em Lisboa, e de uma actuação no festival de Paredes de Coura.


Chris Cornell no Optimus Alive!08

Ex-Soundgarden em Portugal

Chris Cornell actua no Optimus Alive! 08.

A notícia foi avançada pela Rádio Comercial, a rádio oficial do evento.

O cantor norte-americano actua no Passeio Marítimo de Algés a 11 de Julho acompanhado de uma banda, com a qual deverá interpretar músicas dos Soundgarden, Audioslave e Temple of the Dog, além de temas da sua carreira a solo.

Neil Young no Optimus Alive!08

Músico canadiano confirmado no cartaz do festival.

Neil Young actua no Optimus Alive!08 a 12 de Julho.

A notícia é confirmada pela organização do festival.

Neil Young, que em 2007 editou o seu 30º álbum de originais, actua no festival de Oeiras no mesmo dia que Ben Harper & The Innocent Criminals e Donavon Frankenreiter.




Os bilhetes para o festival Optimus Alive!08, que se realiza no Passeio Marítimo de Algés, continuam à venda e custam entre 45 euros (válido para um dia) e 80 euros (passe para os três dias).
Eis as bandas confirmadas até ao momento para a segunda edição do Optimus Alive!08.

10 de Julho
Rage Against the Machine
Gogol Bordello
Cansei de Ser Sexy

11 de Julho
Chris Cornell
Within Temptation

12 de Julho
Neil Young
Ben Harper & The Innocent Criminals
Donavon Frankenreiter

Fonte


-> Dia 10 é incrivelmente interessante. Não sou fã de RATM, mas é uma banda que aprecio imenso e já oiço há bastantes anos. CSS também seria um concerto que assistiria com alguma espectativa.
-> Dia 11 é, até agora, o mais fraco. Within Temptation... não gosto. Quanto ao Chris Cornell, ainda não ouvi o novo album a solo. Mas sem Soundgarden ou Audioslave... hmm... não me cheira.
-> Dia 12 é de encher o olho. Ben Harper não tem nada a provar, é um excelente músico, sinónimo de bom concerto. Neil Young é um autentico mágico da guitarra, este sim era algo mesmo fantástico para ir ver ao vivo. Quanto ao Donavon Frankenreiter, confesso que não conheço nada. Só sei que é da onda de Jack Johnson.

quinta-feira, março 06, 2008

Swayze tem cinco semanas de vida



Patrick Swayze, actor tornado célebre ao encarnar um professor de dança apaixonado por uma aluna em ‘Dança Comigo’, e fantasma irresistível ao lado de Demi Moore em ‘Ghost – O Espírito do Amor’, tem cancro no pâncreas e restam-lhe cinco semanas de vida.



A doença foi diagnosticada em Janeiro. Desde então, o actor de 55 anos viaja com frequência para o prestigiado centro oncológico da Universidade de Stanford, em Palo Alto, Estados Unidos, para ser submetido a tratamentos regulares de quimioterapia, a fim de controlar o avanço do cancro que, tendo em conta os mais recentes relatórios clínicos, já alastrou a outros órgãos.

Segundo o ‘National Enquirer’, os médicos responsáveis pelo acompanhamento de Patrick Swayze chegaram a um ponto dos tratamentos em que a morte parece o cenário mais provável, já não conseguindo mostrar-se optimistas quanto à eficácia do programa de reabilitação.

O drama assume contornos maiores porque a dada altura a doença parecia estar a ser lentamente driblada, com o tumor a diminuir de tamanho. Graças a esse sopro de esperança, nas últimas semanas o actor e a mulher, a actriz Lisa Niemi – ambos pilotos qualificados – voaram com cada vez maior regularidade no seu avião privado rumo a Palo Alto, a pensarem que poderia haver ‘uma luz ao fundo do túnel’.

No entanto, apesar de os médicos esperarem nos primeiros tempos um resultado mais favorável na contenção da doença, tal nunca deixou de ser um mero desejo. Por isso, já avisaram o actor da pouca esperança que têm na recuperação total, avançando até, no pior dos cenários, com pouco mais de um mês de vida.

“Disseram-lhe que poderia fazer mais dois tratamentos, mas que o cancro não estava a responder. Não deram grandes esperança de cura. Está na altura de rezar por um milagre”, disse uma fonte hospitalar, citada pelo ‘National Enquirer’.

Segundo a mesma fonte, Patrick Swayze perdeu já bastante peso e segue uma dieta à base de líquidos devido à dificuldade na ingestão de alimentos sólidos, resultante da rejeição do organismo após os violentos tratamentos de quimioterapia.

Esta não é, aliás, a primeira vez que o galã norte-americano sofre uma dor profunda. Patrick Swayze esteve internado devido a problemas sérios de alcoolismo, depois da sua irmã, Vicky, ter falecido em 1994, na sequência de uma overdose de medicamentos.

PERFIL

Patrick Swayze nasceu em 1952, no Texas, filho de uma professora de dança. Estudou ginástica na Universidade de San Jacinto, em Pasadena, e casou-se aos 20 anos, com a actual esposa, a actriz Lisa Niemi. Ao mudarem para Nova Iorque, Patrick entrou para a companhia de ballet Eliot Feld, mas uma grave lesão fê-lo enveredar pela representação. Na sua carreira contam-se ‘Grease’, da Broadway, ‘Os Marginais’, de Coppola, a série ‘Norte e Sul’, ‘Ghost - O Espírito do Amor’ e ‘Dança Comigo’.

FILMOGRAFIA

‘Uma Família dos Diabos’, 2005

‘Dirty Dancing 2

Noites de Havana’, 2004

‘Onze Horas e Catorze Minutos’, 2003

‘Dança Comigo Outra Vez!’, 2003

‘Acordar em Reno’, 2002

‘Donnie Darko’, 2001

‘Lulu, o Primeiro Amor é Eterno’, 2000

‘Duelo na Estrada’, 1998

‘Cartas de um Assassino’, 1998

‘Os Três Mosqueteiros do Amor’, 1995

‘Ruptura Explosiva’, 1991

‘O Espírito do Amor’, 1990

‘Profissão: Duro’, 1989

‘Dança Comigo’, 1987

‘Amanhecer Violento’, 1984

‘Os Comandos da Noite’, 1983

‘Os Marginais’, 1983

‘Skatetown’, USA’, 1979

Lou Reed também em Lisboa


Site de digressões Pollstar dá conta de concerto no Campo Pequeno.
Lou Reed deverá actuar em Lisboa no próximo mês de Julho.

O site de digressões Pollstar avança que o ex-Velvet Underground toca no Campo Pequeno, em Lisboa, a 19 de Julho.

Recorde-se que, a 20 de Julho, o norte-americano recorda o álbum Berlin , de 1973, em Loulé, como parte do programa Allgarve - uma notícia que a BLITZ deu em primeira mão.

Fitec @ Exposalão da Batalha [13 a 16 de Março]



FITEC - Mais formação, melhores empresas

O Instituto Politécnico de Leiria organiza, em conjunto com a Exposalão – Batalha (Centro de Exposições, S.A) o Fórum de Inovação, Tecnologia e Emprego – FITEC, a decorrer de 13 a 16 de Março, na Exposalão – Batalha.

O evento, de âmbito nacional, pretende agregar empresas, agentes científico-tecnológicos (instituições de ensino, investigação, desenvolvimento e formação), entidades promotoras de emprego e autarquias.

O FITEC surge como uma montra da inovação, investigação e dos avanços tecnológicos realizados em Portugal, construindo-se como um ponto de encontro de todos os agentes do mercado de trabalho, numa altura em que é urgente oferecer percursos de formação aos jovens, e de reajustar as qualificações da população activa às reais necessidades das entidades empregadoras. Neste sentido, as instituições de ensino e formação desempenham hoje um papel fundamental no desenvolvimento de estratégias e respostas adequadas ao mercado de trabalho, tanto ao nível científico-tecnológico, como ao nível dos recursos humanos.

Expositores

Instituições de ensino superior e profissional; instituições de emprego e formação profissional; empresas de recursos humanos; centros de investigação e desenvolvimento; centros tecnológicos; associações empresariais; associações de municípios; estruturas de apoio à criação de empresas (incubadoras, centro empreendedor; GAPI’s; instituições bancárias; investigadores, outros); empresas em geral.

Visitantes

Alunos do ensino secundário e superior; recém-formados, bacharéis e licenciados; empresários; público em geral.

Produtos e serviços em exposição

Produtos, processos, serviços, materiais inovadores e/ou de cariz tecnológico; serviços de formação profissional e ensino superior; programas de apoio às empresas; programas de ingresso na vida activa; ofertas de emprego.




IPLeiria

quarta-feira, março 05, 2008

Paredes de Coura 2008



Já há muito tempo que prometi a mim mesmo que não morria sem ir a Paredes de Coura. E este ano alicia-me bastante.
Fica o cartaz, até ao momento:

31 de Julho
Sex Pistols
Mando Diao
The Wombats

3 de Agosto
Thievery Corporation

Os bilhetes já estão à venda e custam entre 40 euros (bilhete de um dia) e 70 euros (passe de quatro dias). Até 3 de Abril, o passe de quatro dias pode ser comprado por 60 euros.

domingo, março 02, 2008

Lagoa Burning Festival


A edição do Lagoa Burning Festival deste ano tem um excelente cartaz. A ter em nota.


Machine Head


" Machine Head is an American heavy metal band that formed in 1992 in Oakland, California. Founded by singer and guitarist Robb Flynn and bassist Adam Duce, the band has been plagued by lineup changes and drug abuse since its inception. In 2007, the band released The Blackening, which was named the band's "masterpiece" and earned Machine Head its first Grammy Award nomination.

Machine Head was formed by two ex-Vio-lence members after a physical confrontation between the band and a gang. Fearing for their lives, Flynn and Duce departed from Vio-lence and started writing music with each other, forming Machine Head in 1992. Machine Head has four former members, and nearly disbanded in 2002 after its label, Roadrunner Records, droped them from the roster due to poor album sales and controversy. The band resigned with Roadunner soon after and have released two albums since then. "

Wikipédia

Discografia:

* Burn My Eyes (1994)
* The More Things Change... (1997)
* The Burning Red (1999)
* Supercharger (2001)
* Through the Ashes of Empires (2003)
* The Blackening (2007)


Machine Head vai estar no Rock in Rio 2008 em Lisboa, juntamente com Metallica, Apocalyptica e Moonspell. Aconselho vivamente a ouvirem o novo The Blackening. Autentica obra de arte.

Promotoras em Portugal

Já há algum tempo que estava para escrever algo sobre a evolução das promotoras em Portugal.
É simplesmente espantosa a evolução que tivemos no nosso país. Afinal, Portugal faz mesmo parte do mapa internacional.

Senão vejamos: Eu tenho 22 anos, por isso não tenho grande margem de manobra para falar sobre os anos 70 e 80. Mas, no entanto, lembro-me bem de ouvir falar em grandes concertos nos 90s. Tenho lembranças que cada vez que vinha uma grande banda internacional, era um autentico acontecimento, um fenómeno nacional que quase que dava direito a feriado. Estou agora a recordar-me do concerto dos Rolling Stones em 1995 (na altura do Bridges to Babylon) em Alvalade e sei que vi imensa publicidade, estádio cheio, montes de pessoas empolgadas. Isto acontecia sempre que vinha alguém de grande nome: Bon Jovi, Rolling Stones, Pink Floyd, Metallica, por ai fora...

Neste novo século houve uma radical revolução. Enquanto que antigamente tinhamos de rezar e esperar uma eternidade para ter cá bandas internacionais, hoje damo-nos ao luxo de ter Rolling Stones todos os anos em Portugal. Metallica vem agora a Portugal pela 3ª vez em 5 anos. Algo mudou. Como disse atrás, Portugal começou a fazer parte do mapa.

Eu estou a tentar aproveitar esta boa fase. O grande problema torna-se monetário, devido à imensa escolha.


Um bem haja às grandes promotoras nacionais: Everything is New, Musica No Coração, entre outras...

sábado, março 01, 2008

Michael Gira @ Lisboa [25-02-2008]

À falta de videos do concerto de Leiria, aqui ficam 2 videos do concerto do dia seguinte, em Lisboa.


Blind





Não sei o nome desta lol

Road to the Oscars: Análise aos Resultados

E assim passou mais uma edição dos oscars, com muito boa apresentação do grande Jon Stewart. Fica a minha análise.

Academy Awards, USA: 2008
Date: 24 February
Host: Jon Stewart
Location: Kodak Theatre, Hollywood & Highland, Los Angeles, California, USA

Best Motion Picture of the Year

* No Country for Old Men (2007) - Scott Rudin; Ethan Coen; Joel Coen

-> Era muito discutível este óscar. Cedo me apercebi que Atonement estava completamente fora da corrida e que seria um autentico mano-a-mano entre TWBB e NCFOM. Apesar de eu preferir o TWBB, aceita-se o resultado final. Levou a melhor o filme dos irmãos, que secalhar ainda hoje vejo outra vez para ver se me escapou alguma coisa.


Best Performance by an Actor in a Leading Role

* There Will Be Blood (2007) - Daniel Day-Lewis

-> Nada a dizer, sem duvida a melhor interpretação do ano (apesar de Depp ter estado muito bem também). Gigante. Justo vencedor.


Best Performance by an Actress in a Leading Role

* Môme, La (2007) - Marion Cotillard

-> Outra das minhas previsões acertadas, Marion Cotillard recebe este óscar com todo o mérito. Grande "Edith Piaff".


Best Performance by an Actor in a Supporting Role

* No Country for Old Men (2007) - Javier Bardem

-> Mais um sem qualquer questão.


Best Performance by an Actress in a Supporting Role

* Michael Clayton (2007) - Tilda Swinton

-> Primeiro momento de raiva da noite. Cate Blanchett merecia este óscar.


Best Achievement in Directing

* No Country for Old Men (2007) - Ethan Coen; Joel Coen

-> Ganhando o óscar de melhor filme, dificilmente os brothers não ganhavam este. Apesar da minha escolha recair para PT Anderson... lá terei de me conformar.


Best Writing, Screenplay Written Directly for the Screen

* Juno (2007) - Diablo Cody

-> À boa imagem de Little Miss Sunshine, o filme "coqueluche" levou o óscar de melhor argumento original. E merecido. Mais uma previsão acertada.


Best Writing, Screenplay Based on Material Previously Produced or Published

* No Country for Old Men (2007) - Joel Coen; Ethan Coen

-> Brothers Coen tiveram em grande. Com este, por acaso, concordo.

Best Achievement in Cinematography

* There Will Be Blood (2007) - Robert Elswit


Best Achievement in Art Direction

* Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (2007) - Dante Ferretti (art director); Francesca Lo Schiavo (set decorator)


Best Achievement in Costume Design

* Elizabeth: The Golden Age (2007) - Alexandra Byrne


Best Achievement in Sound

* Bourne Ultimatum, The (2007) - Scott Millan; David Parker (III); Kirk Francis


Best Achievement in Editing

* Bourne Ultimatum, The (2007) - Christopher Rouse


Best Achievement in Sound Editing

* Bourne Ultimatum, The (2007) - Karen M. Baker; Per Hallberg


Best Achievement in Visual Effects

* Golden Compass, The (2007) - Michael L. Fink; Bill Westenhofer; Ben Morris (III); Trevor Wood (I)


Best Achievement in Makeup

* Môme, La (2007) - Didier Lavergne; Jan Archibald


Best Achievement in Music Written for Motion Pictures, Original Song

* Once (2006) - Glen Hansard; Markéta Irglová
- For the song "Falling Slowly".

-> JUSTÍSSIMO! A grande surpresa da noite!


Best Achievement in Music Written for Motion Pictures, Original Score

* Atonement (2007) - Dario Marianelli


Best Short Film, Animated

* Peter & the Wolf (2006) - Suzie Templeton; Hugh Welchman


Best Short Film, Live Action

* Mozart des pickpockets, Le (2006) - Philippe Pollet-Villard


Best Documentary, Short Subjects

* Freeheld (2007) - Cynthia Wade; Vanessa Roth


Best Documentary, Features

* Taxi to the Dark Side (2007) - Alex Gibney; Eva Orner


Best Foreign Language Film of the Year

* Fälscher, Die (2007)
- Austria.


Best Animated Feature Film of the Year

* Ratatouille (2007) - Brad Bird (I)


Em jeito de conclusão, foi uma boa cerimónia. Os prémios, esses, alguns ficaram-me encravados. Gostava muito que TWBB (acima de tudo P.T. Anderson) ganhasse um dos óscars de melhor filme ou melhor realizador. Fiquei extremamente raivoso por Cate Blanchett não ter ganho o oscar de melhor actriz secundária. Boas surpresas as de melhor musica (Once... vejam isso) e Bourne Ultimatum, que assim do nada, arrecadou 3 oscars. Este foi o ano dos Coen. Quem será para o ano? Até lá.