sábado, fevereiro 28, 2009

The Beatles Sessions: Novidades



Já está quase pronto. The Beatles Sessions, gravado por mim a tocar guitarra, já tem todas as músicas gravadas. Todo o trabalho destas sessions vão ser postas no youtube e vou colocar igualmente no rapidshare e no myspace os mp3 de cada uma das músicas.

Gravei 11 músicas, sendo que todas vão fazer parte do álbum. O alinhamento será este:

  1. Help! [album Help!]
  2. Ticket to Ride [album Help!]
  3. A Hard Day's Night [album A Hard Day's Night]
  4. Day Tripper [no album (recorded in the Rubber Soul sessions)]
  5. I Should Have Known Better [album A Hard Day's Night]
  6. In My Life [album Rubber Soul]
  7. Come Together [album Abbey Road]
  8. Wait [album Rubber Soul]
  9. Birthday [album White Album]
  10. Helter Skelter [album White Album]
  11. Day in the Life (Reprise) [album Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band]

De salientar que não toquei toda a Day In The Life, ficando pelos primeiros 3 versos, devido ao instrumental. No entanto, queria mesmo gravar esta música, fiz então este pequeno reprise. Os melhores momentos foram sem dúvida Helter Skelter, Birthday e Day Tripper. Wait também foi um desafio muito engraçado, devido ao ritmo bastante característico. Tentei dar mais distorção à música e penso que deu um bom resultado.

Dream Theater em Portugal


Vejam com os vossos próprios olhos AQUI!!!

Thu Jun 18, 2009 Lisbon, Portugal Coliseum de Lisboa
Headlining show with Special Guests TBA.

sexta-feira, fevereiro 27, 2009

Libertines de volta?


Pois é, caros amigos. É Pete Doherty que garante que os The Libertines vão voltar. O guitarrista/vocalista e actual líder dos Babyshambles acredita que vai conseguir convencer Carl Barat a reatar a antiga banda.

Entretanto, Pete Doherty vai lançar o seu primeiro álbum a solo, já no próximo mês.

Dave Matthews promete mais de 2 horas no Alive!


Como já é hábito nos seus concertos, Dave Matthews garante ao público português que vai presentear a quem estiver presente no Optimus Alive! no dia 11 com um concerto de cerca de 2 horas e meia.

Recorde-se que esta é a segunda vez da banda em Portugal, sendo que a primeira aconteceu no Atlântico em Maio de 2007. Nesta altura, e ainda com LeRoi Moore vivo, a banda deu um concerto com mais de 3 horas e meia.

Ting Tings e Crystal Castles no Optimus Alive!09


Foram anunciados mais 2 nomes para o festival Optimus Alive! 2009. Os Ting Tings e os Crystal Castles foram revelados pela Everything is New, hoje à hora de almoço. As 2 bandas vão tocar no palco secundário Super Bock.

Os Ting Tings vão-se juntar aos Placebo no dia 10, enquanto que os Crystal Castles foram encaixados no dia mais pesado, ou seja, com Metallica, Mastodon, Slipknot e Lamb of God. Isto tudo no dia 9.

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Placebo no Optimus Alive!


Mais novidades para o cartaz de 2009 do Optimus Alive!, a decorrer entre 9 a 11 de Julho, em Algés. Os Placebo vão regressar a Portugal, marcando presença no dia 10 de Julho, o único que ainda não tinha qualquer nome confirmado.

Também foram confirmados os galeses Los Campesinos, uma banda virada para o Pop Indie. Estes vão estar presentes no último dia do festival.

terça-feira, fevereiro 24, 2009

The Beatles Sessions


Ando a trabalhar num novo projecto que intitulei "The Beatles Sessions".

Consiste numa colecção de covers que eu vou gravar a tocar guitarra de músicas dos Beatles. Ainda não há alinhamento definido nem quantidade músicas.

A qualidade de som não será nada de especial (diria até má lol), mas isto é algo que tenho mesmo muita vontade de fazer, penso que irei aumentar as minhas capacidades como guitarrista.

Lista de músicas gravadas durante a jam session de hoje:
- Help!
- Hard Day's Night
- In My Life
- Ticket To Ride
- Birthday

Esta última foi, sem dúvida, um dos meus maiores desafios até hoje. Grande, grande música. Enorme riff.

Faith No More de regresso


Depois da especulação nos últimos meses, chega a confirmação: os Faith No More vão mesmo reunir-se, 11 anos após a separação.

Os representantes de Mike Patton deram a tão esperada confirmação e garante a participação do vocalista, que desde então liderou grupos como Tomahawk, Fantômas ou Peeping Tom.

Para mais, a nova digressão dos Faith No More passará pelo Velho Continente, com paragem garantida em vários festivais de Verão, ainda por anunciar.

Ainda por divulgar está também a identidade do guitarrista dos Faith No More nesta digressão, sabendo-se apenas que não deverá ser Jim Martin, que abandonou a banda depois de Angel Dust .

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Myspace Actualizado com 4 Covers

Myspace actualizado com a jam session que fiz durante esta noite, durante cerca de 1 hora e meia. Houve quatro gravações de covers que já estão disponíveis no meu Myspace em http://www.myspace.com/helderguitar


Músicas gravadas [23/02/2009]:
.:: Moldy Peaches - Anyone Else But You
.:: Kings of Leon - Sex on Fire
.:: Queens of the Stone Age - In My Head
.:: Pearl Jam - Rearviewmirror

Há vários erros, acima de tudo no solo da In My Head, que não correu como esperava. Mesmo assim, acho que não ficou mal de todo. Espero que gostem.

Rescaldo aos Resultados dos Oscars


Primeiro que tudo, parabéns ao Slumdog Millionare, é mesmo um fantástico filme e era um grande candidato a vencer. Não esperara era uma vitória tão esmagadora. Benjamin Button foi altamente crucificado e castigado, apenas vencendo 3 oscars de carácter técnico.

Vou falar acima de tudo dos prémios mais importantes.

Ora vamos começar pelos mais pequenos: melhor actor secundário não teve qualquer surpresa, com Heath a vencer. Mas melhor actriz secundária foi uma grande surpresa. Incrivelmente, para mim, Cruz era uma das prestações mais fracas daquele leque, sendo que uma vencedora justa seria entre Amy Adams e Taraji P. Henson. Melhor argumento adaptado não teve qualquer surpresa, Slumdog é um vencedor justo. Também se justifica o Milk como melhor argumento original, sendo que era um dos meus candidatos a este prémio, embora ache que In Bruges respirava autêntica originalidade.

E agora vamos aos grandes: Kate Winslet vence sem mácula. Merecidissimo. O mesmo não consigo dizer sobre o melhor actor principal. Penso que Mickey Rourke tinha tudo para vencer este prémio. Sean Penn era o outro forte candidato, mas mesmo assim...

E quanto ao melhor filme e realizador, era 50/50. 2 autênticos pesos pesados, é justificável que Danny Boyle e companhia tenha arrecadado, embora ache que não ficava mal que os prémios tivessem sido repartidos. Pessoalmente até acho que Fincher secalhar merecia mais este prémio que Boyle.

Fica aqui a opinião de mais um fã.

domingo, fevereiro 22, 2009

Previsões para os Oscars 2009

Best Motion Picture of the Year
The Curious Case of Benjamin Button (2008): Ceán Chaffin, Kathleen Kennedy, Frank Marshall
Frost/Nixon (2008): Brian Grazer, Ron Howard, Eric Fellner
Milk (2008): Bruce Cohen, Dan Jinks
The Reader (2008): Nominees to be determined
Slumdog Millionaire (2008): Christian Colson

- O grande galardão, o prémio que catapulta um filme para a história. Uma autêntica luta a 2, embora qualquer um dos 5 filmes é excelente. Frost/Nixon parte como o elo mais fraco, seguido de Reader e Milk. Embora qualquer um destes filmes são excelentes, nenhum atinge o nível máximo de Benjamin Button e Slumdog Millionare. Cada um dos filmes tem os seus pontos fortes, diria que são filmes que roçam a perfeição (dei nota 10 a cada um deles) e qualquer um poderá vencer o óscar. Tendo que votar num dos filmes, terei de votar em The Curious Case of Benjamin Button, por achar que é uma obra mais consistente e mais bem dirigida.


Best Performance by an Actor in a Leading Role
Richard Jenkins for The Visitor (2007/I)
Frank Langella for Frost/Nixon (2008)
Sean Penn for Milk (2008)
Brad Pitt for The Curious Case of Benjamin Button (2008)
Mickey Rourke for The Wrestler (2008)

- 5 excelentes interpretações. No entanto, apenas uma a roçar o perfeito: Mickey Rourke. Sean Penn ainda é o único que poderá cheirar o prémio, mas se isto foge ao Wrestler, é uma autêntica injustiça.


Best Performance by an Actress in a Leading Role
Anne Hathaway for Rachel Getting Married (2008)
Angelina Jolie for Changeling (2008)
Melissa Leo for Frozen River (2008)
Meryl Streep for Doubt (2008/I)
Kate Winslet for The Reader (2008)

- Tal como em cima, mais 5 excelentes interpretações. Aqui a luta é mais renhida, com Winslet na linha de partida. Mas Jolie também tem uma válida chance. Anne Hathaway também tem uma grande interpretação, Melissa Leo surpreendeu imenso e Meryl Streep já é uma veterana nestas andanças, com mais uma cerebral interpretação em Doubt. Mas este prémio deverá ir para Kate Winslet.


Best Performance by an Actor in a Supporting Role
Josh Brolin for Milk (2008)
Robert Downey Jr. for Tropic Thunder (2008)
Philip Seymour Hoffman for Doubt (2008/I)
Heath Ledger for The Dark Knight (2008)
Michael Shannon for Revolutionary Road (2008)

- É uma pena ter já esta votação decidida, praticamente entregue a Heath Ledger. Com mérito, sejamos francos. Mas torna-se penoso para Brolin e para Shannon. Acima de tudo este último, que está simplesmente MAGNÍFICO em Revolutionary Road.


Best Performance by an Actress in a Supporting Role
Amy Adams for Doubt (2008/I)
Penélope Cruz for Vicky Cristina Barcelona (2008)
Viola Davis for Doubt (2008/I)
Taraji P. Henson for The Curious Case of Benjamin Button (2008)
Marisa Tomei for The Wrestler (2008)

- É um excelente leque de actrizes, com grandes desempenhos. Vê-se a partir desta lista que Doubt é mesmo um fantástico filme, no que diz respeito a interpretações. Penelope Cruz está genial, mas insuficiente. Mesmas palavras diria para Viola Davis e Marisa Tomei. Penso que a decisão será entre Adams e Henson. E aposto na vitória da Amy Adams.


Best Achievement in Directing
Danny Boyle for Slumdog Millionaire (2008)
Stephen Daldry for The Reader (2008)
David Fincher for The Curious Case of Benjamin Button (2008)
Ron Howard for Frost/Nixon (2008)
Gus Van Sant for Milk (2008)

- Eis mais uma categoria muito complicada. Podemos desde já resumir os candidatos a 2: David Fincher e Danny Boyle. Ambos tiveram o ano da sua confirmação, com 2 filmes de topo. São 2 obras grandiosas. Um autêntico mano-a-mano. Mesmo assim, aposto na vitória de Fincher.


Best Writing, Screenplay Written Directly for the Screen
Frozen River (2008): Courtney Hunt
Happy-Go-Lucky (2008): Mike Leigh
In Bruges (2008): Martin McDonagh
Milk (2008): Dustin Lance Black
WALL·E (2008): Andrew Stanton, Pete Docter, Jim Reardon

- In Bruges é o melhor argumento do ano. Milk e Happy-Go-Lucky também estão muito bons, mas penso que nenhum bate o filme de Collin Farrell.


Best Writing, Screenplay Based on Material Previously Produced or Published
The Curious Case of Benjamin Button (2008): Eric Roth, Robin Swicord
Doubt (2008/I): John Patrick Shanley
Frost/Nixon (2008): Peter Morgan
The Reader (2008): David Hare
Slumdog Millionaire (2008): Simon Beaufoy

- Muito complicada esta categoria. Qualquer um tem capacidades para vencer. Creio que aqui será tiro ao alvo. Vá, aposto no Slumdog Millionare.


Best Achievement in Cinematography
Changeling (2008): Tom Stern
The Curious Case of Benjamin Button (2008): Claudio Miranda
The Dark Knight (2008): Wally Pfister
The Reader (2008): Roger Deakins, Chris Menges
Slumdog Millionaire (2008): Anthony Dod Mantle

- A nível cinematográfico, Benjamin Button é o melhor do ano. Ponto final.


Best Achievement in Editing
The Curious Case of Benjamin Button (2008): Angus Wall, Kirk Baxter
The Dark Knight (2008): Lee Smith
Frost/Nixon (2008): Daniel P. Hanley, Mike Hill
Milk (2008): Elliot Graham
Slumdog Millionaire (2008): Chris Dickens

- Acredito que Benjamin Button possa vencer este. Talvez o Dark Knight possa ser o adversário mais forte.


Best Achievement in Art Direction
Changeling (2008): James J. Murakami, Gary Fettis
The Curious Case of Benjamin Button (2008): Donald Graham Burt, Victor J. Zolfo
The Dark Knight (2008): Nathan Crowley, Peter Lando
The Duchess (2008): Michael Carlin, Rebecca Alleway
Revolutionary Road (2008): Kristi Zea, Debra Schutt

- Penso que Benjamin Button também parte na linha da frente para vencer este galardão.


Best Achievement in Costume Design
Australia (2008): Catherine Martin
The Curious Case of Benjamin Button (2008): Jacqueline West
The Duchess (2008): Michael O'Connor
Milk (2008): Danny Glicker
Revolutionary Road (2008): Albert Wolsky

- The Duchess está glamoroso neste aspecto. É bem provável que seja este o vencedor. Talvez só mesmo o Benjamin Button possa ter uma palavra a dizer.


Best Achievement in Makeup
The Curious Case of Benjamin Button (2008): Greg Cannom
The Dark Knight (2008): John Caglione Jr., Conor O'Sullivan
Hellboy II: The Golden Army (2008): Mike Elizalde, Thomas Floutz

- Não vi o Hellboy II, mas penso que aqui deveria ir, sem qualquer questão, para The Curious Case of Benjamin Button. As transformações no personagem principal são surpreendentes.


Best Achievement in Music Written for Motion Pictures, Original Score
The Curious Case of Benjamin Button (2008): Alexandre Desplat
Defiance (2008): James Newton Howard
Milk (2008): Danny Elfman
Slumdog Millionaire (2008): A.R. Rahman
WALL·E (2008): Thomas Newman

- A Original Score do Defiance é excelente. Mas tanto a do Slumdog como a do Ben Button também estão muito boas. Vou apostar no Defiance, mesmo assim.


Best Achievement in Music Written for Motion Pictures, Original Song
Slumdog Millionaire (2008): A.R. Rahman, Gulzar("Jai Ho")
Slumdog Millionaire (2008): A.R. Rahman, Maya Arulpragasam("O Saya")
WALL·E (2008): Peter Gabriel, Thomas Newman("Down to Earth")

- É um escândalo não ter a música do Springsteen nomeada para esta categoria. Com esta lista, é provável que vença a música do Wall-E.


Best Achievement in Sound
The Curious Case of Benjamin Button (2008): David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce, Mark Weingarten
The Dark Knight (2008): Ed Novick, Lora Hirschberg, Gary Rizzo
Slumdog Millionaire (2008): Ian Tapp, Richard Pryke, Resul Pookutty
WALL·E (2008): Tom Myers, Michael Semanick, Ben Burtt
Wanted (2008): Chris Jenkins, Frank A. Montaño, Petr Forejt

-
Uma votação muito imprevisível. No entanto, acredito que o óscar vá para Dark Knight.


Best Achievement in Sound Editing
The Dark Knight (2008): Richard King
Iron Man (2008): Frank E. Eulner, Christopher Boyes
Slumdog Millionaire (2008): Tom Sayers
WALL·E (2008): Ben Burtt, Matthew Wood
Wanted (2008): Wylie Stateman

- Uso as mesmas palavras que na categoria anterior. Dark Knight é o favorito.


Best Achievement in Visual Effects
The Curious Case of Benjamin Button (2008): Eric Barba, Steve Preeg, Burt Dalton, Craig Barron
The Dark Knight (2008): Nick Davis, Chris Corbould, Timothy Webber, Paul J. Franklin
Iron Man (2008): John Nelson, Ben Snow, Daniel Sudick, Shane Mahan

- Apesar do Iron Man estar muito bem no que diz respeito a efeitos especiais, penso que Dark Knight superou qualquer filme durante este ano de 2008.


Best Animated Feature Film of the Year
Bolt (2008): Chris Williams, Byron Howard
Kung Fu Panda (2008): John Stevenson, Mark Osborne
WALL·E (2008): Andrew Stanton

- Aqui não há duvidas: Wall-E é o vencedor mais que certo. Nem Bolt nem o Panda tem a mínima hipótese.



Estas apostas reflectem acima de tudo o que eu acho. Alguns palpites estão a ter em consideração aquilo que acho que vai acontecer (Heath Ledger, Kate Winslet, etc.), enquanto que outras estão mais baseadas naquilo que gostava que acontecesse (Amy Adams, David Fincher, etc.).
São apenas as opiniões de mais um fã.

Fazendo as contas:
- The Curious Case of Benjamin Button: 6 Oscars
- The Dark Knight: 4 Oscars
- Wall-E: 2 Oscars
E com um Oscar:
- Slumdog Millionare
- The Wrestler
- The Reader
- Doubt
- In Bruges
- The Duchess
- Defiance

Road to the Oscars: The Visitor


iMDB

Eis o último filme da Road to the Oscars deste ano. Não diria que fechei com chave de ouro, mas The Visitor é um filme bastante bem conseguido, muito eficaz e bem real.

Relata a história de Walter Vale, um professor universitário de Connecticut, que é enviado para New York para assistir a uma série de conferências. Como tem um apartamento na Big Apple, Walter decide ir para lá. Surpresa é que encontra um casal a morar lá, já há mais de 2 meses. No entanto, Walter permite que Tarek e Zainab fiquem ali, pelo menos até encontrarem outro sítio.
Perseguido pela monotonia da sua rotina diária, Walter deixa-se encantar pelo mundo de Tarek, que toca djambé. Tudo piora quando Tarek, que é um emigrante ilegal tal como Zainab, é apanhado pela polícia. Que fará Walter para evitar que Tarek seja deportado? Até lá, Walter é o único contacto com que Tarek pode contar, visto que nem a mãe nem a namorada podem ir visitá-lo.

O filme conta a brutal realidade da emigração ilegal, todos os passos burocráticos que existem nestes processos e o drama daqueles que sofrem do lado de fora. Mostra também um papel muito humano por parte de Walter, que procura algo novo e excitante e encontra em Tarek algo que o rejuvesnesce. O filme está bem feito, diálogos bem construídos, personagens bem definidas, sequência de cenas bastante bem organizadas. A cena do circulo de djambés está muito boa.

Richard Jenkins executa um papel com mestria e serenidade. É mantida uma reguralidade e uma qualidade de grande nível ao longo de todo o filme. A cena final na esquadra da polícia é simplesmnte genial. Esta nomeação para melhor actor principal faz-me lembrar muito a nomeação de Ryan Gosling, que foi nomeado com Half Nelson.

Em conclusão, é um bom filme. Muito bem realizado e protagonizado.

Nota 8.

Road to the Oscars: Australia



Muito, mas mesmo muito aquém do que esperava. Houve tanto hype em redor deste filme que ia jurar que ia assistir a um autêntico épico. Bem longe disso.

Situado em 1939, precisamente antes da 2ª Guerra Mundial ter início, o filme conta a história de uma aristrocata inglesa chamada Sarah Ashley, que vai até à Austrália, onde o marido Maitland tem um negócio de gado. O problema é que, devido a interesses de terceiros, Maitland morre. Sobre o risco de perder tudo o que tinha, Sarah decide despedir o braço direito de Maitland, por suspeitar que este teve algum envolvimento na morte de Maitland. A partir daqui, e tendo em conta que Carney tem um domínio mais forte que o seu, Sarah pega em todos as pessoas que tem disponíveis e foge com as 1500 cabeças de gado para Darwin, de modo a manter aquilo que é seu e estabilizar-se no negócio das carnes na Austrália. Na segunda parte do filme, passados 2 anos, Sarah toma conta de Nullah, um descendente de índios australianos. No entanto, isto vai contra a lei, que não permite que crianças nativas sejam adoptadas. Toda esta história cruza-se com o ataque dos japoneses à Austrália. A qualidade do filme sobe consideravalmente, embora faça lembrar imenso Pearl Harbor (o que não é nada bom).

As personagens são, vá, como hei de explicar isto? Bem, são más. Há uma péssima caracterização, achei os diálogos muito mal enquadrados e até mesmo nomes como Jackman e Kidman conseguem ofuscar todas estas falhas. As cenas dramáticas também estão mal construídas, no meu ponto de vista. A morte do Kipling Flynn é mais uma prova disso.

No geral, é um filme muito aquém do que esperava. Tinha imenso potencial, mas acabou por ser um fiasco, bem ao estilo de Alexander, Pearl Harbor e Troy (este último é mesmo um ódio de estimação, i cant help it). O filme tenta ser épico, colossal, mas caí numa banalidade impressionante. Isto para além de ser demasiado longo. Provavelmente, a grande desilusão do ano.

Nota 6.

Road to the Oscars: Happy-Go-Lucky



Sejam bem vindos à história de Poppy, uma rapariga londrina de 30 anos, que aparenta ser a pessoa mais feliz do mundo. Sempre carregada de um sorriso largo, Poppy parece irradiar felicidade por tudo quanto é canto e para ela, tudo é belo e cheio de cor e vida. Ela vive cada momento como se fosse único e, muitas das vezes, sem consciência das consequências que essa atitude lhe poderá trazer. Poppy é uma professora primária, que tem muito orgulho nos seus alunos. Divide um apartamento com a amiga de longa data chamada Zoe e tem 2 irmãs, Suzy e Helen.
O filme relata imensas situações em que a atitude alegre de Poppy tem consequências bizarras, sendo que as cenas com o instrutor de condução chamado Scott são de longe as mais interessantes e as mais bem conseguidas.

O filme atinge o seu primário objectivo: Não é possível fazer toda a gente feliz. Há serias consequências nos actos de Poppy e que, ingenuamente, não se apercebe disto. Condenam-na por se comportar como uma criança. A seriedade das situações é posta em questão e Poppy tem de começar a levar em consideração as outras pessoas. No entanto, é um filme bastante alegre, se bem que torna-se quase massacrante ver Poppy sempre tão alegre. Não torna o filme monótono, apenas irritante.

Sally Hawkins provavalmente merecia uma nomeaçaozinha para melhor actriz. Tem um desempenho muito, muito interessante e eficaz. Eddie Marsan também está genial no papel de Scott. Aliás, as melhores cenas de todo o filme são as passadas dentro do carro da escola de condução. O twist final é fenomenal.

Nota 8.

Road to the Oscars: Frozen River


Conheçam Melissa Leo: a grande razão para que devem ver este filme. Frozen River conta a história de Ray, uma mãe solteira de 2 filhos, TJ de 15 e Ricky de 5 anos. Desesperada devido à falta de dinheiro, Ray conhece Lila, uma nativa mohawk, e entra no mundo do contrabando de emigrantes ilegais, de modo a conseguir criar melhores condições de vida para os filhos.

Melissa Leo está excelente. Aliás, como já disse atrás, é a grande razão e o cabeça de cartaz deste filme, que sofre imenso com a qualidade do cast. O guião está muito bem construído, é um filme muito bom, conta uma realidade assustadora e aterrorizante. Quanto ao resto do elenco, fica muito aquém das expectativas.

Nota 7.

Road to the Oscars: Defiance



Defiance remonta aos tempos da 2ª Guerra Mundial. Retrata a história baseada em factos reais de um grupo de judeus que se refugiaram na floresta, após os alemães terem invadido a Bielorrússia. O filme retrata acima de tudo os 4 irmãos que lideram o grupo e dá uma ideia da quantidade de adversidades que passaram para manter a esperança de que é possível sobreviver ao holocausto.

Trata-se de um filme interessante e de uma história de coragem. É arrepiante pensar que isto aconteceu na vida real.
Não se trata de um filme de grande qualidade, tem as suas falhas, mas cumpre o seu grande objectivo, dando a todos um breve resumo de todos os horrores que passaram durante os mais de 3 anos em que estiveram refugiados na floresta. Destaco também a grande qualidade da Original Score, bem como o armamento utilizado, bem fiel ao espaço temporal em que se passa o filme.

Quanto a interpretações, penso que o destaque deverá ir para Jamie Bell, provavelmente o desempenho mais consistente. Daniel Craig... não me perguntem porquê, nunca gostei muito dele. E Liev Schreiber irrita com a sua pronúncia. Ah, e gostei muito da Alexa Davalos. No entanto, penso que com outro cast, este filme teria muito mais a oferecer.

Nota 7.

sábado, fevereiro 21, 2009

Road to the Oscars: Iron Man


iMDB

Eis um dos grandes nomeados aos óscars de melhores efeitos especiais. Iron Man notabilizou-se por ser o filme de heróis da banda desenhada do ano. E, diga-se de passagem, achei um filme incrivelmente parecido com o Transformers, do ano passado.

Ora, Iron Man conta a história de Tony Stark, um magnata que é o grande líder do negócio das armas. Um dia, enquanto estava a fazer uma expedição a uma zona de guerra, é surpreendido por supostos terroristas, que o levam como refém. Com a ajuda de um outro refém, Tony passa 3 meses em cativeiro a construir uma máquina que o levará a fugir. Nascia aqui o Iron Man. Tony Stark consegue fugir e, chocado com os horrores da guerra, decide suspender a produção de armas da Stark Industries. Ideia que não agrada nada ao sub-chefe da empresa, Obadiah Stane. Tony continua a aperfeiçoar a sua máquina, correndo o risco que esta poderá cair nas mãos erradas.

Interessante filme. Embora tenha aquele estilo de Transformers, consegue ser um filme mais sério e menos virado para o mainstream. Robert Downey JR. tem um bom desempenho, tal como Jeff Bridges. Gwyneth Paltrow tem momentos deliciosos e foi uma agradável surpresa ver Leslie Bibb (ai Popular, onde tu andas...).

Nota 7.

AC/DC em Portugal



Diga-se apenas que neste momento, sou um gajo extremamente feliz :)

Road to the Oscars: Bolt



E fecha-se o trio de filmes de animação nomeados para o óscar para melhor filme. Depois de Wall-E e Kung Fu Panda, faltava este Bolt, que numa primeira análise, seria à partida o elo mais fraco do grupo.

O filme conta a história de um cão chamado Bolt e da sua dona Penny, que são as estrelas de uma série televisiva de grande popularidade. O problema é que para Bolt, a realidade é tudo o que se passa no set do estúdio: as storylines da série são verdadeiras, todos os seus poderes são reais e a sua dona corre realmente perigo de vida, tal como é relatado pela série.

O problema é que Bolt deixa esta situação ir demasiado longe. Num erro crasso, é apanhado desprevinido e é enviado acidentalmente para a outra ponta do país (Hollywood até New York). Bolt agora tem de arranjar maneira de voltar a casa a tempo de salvar Penny. Para isso, vai contar com a ajuda de Mi e Rhino, uma gata e um hamster. Este último é um grande fã do Bolt enquanto que a gata pensa que Bolt está doido.

Engraçado filme de animação, usando a mesma táctica de filmes como Ice Age, Bee Movie, Cars, Surf's Up, entre outros. Consegue ter uma história bastante bem fundamentada e relativamente original. Peca pelo pouco aprofundamento nas personagens e pela má construção das gimmicks. Não há um personagem com grande carisma, talvez só mesmo Rhino consegue puxar dos galões.
Vale pelo bom divertimento, um excelente filme para um domingo à tarde. Quanto ao óscar, é bom esquecer. Esse terá mesmo de ir para Wall-E.

Nota 7.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Road to the Oscars: The Curious Case of Benjamin Button



Eis o último nomeado ao óscar de melhor filme de 2008/09. The Curious Case of Benjamin Button era também, à partida e em igualdade com Slumdog Millionare, aquele filme que me suscitava mais interesse. Primeiro, é do grande David Fincher. Mestre de grandiosos filmes como Fight Club (diria até que este é "o filme", mas isso é uma opinião pessoal), Se7en, The Game, Zodiac, entre outros. Um dos meus realizadores preferidos, e que faltava um filme desta magnitude para se estabilizar como um realizador de topo. Curiosamente acho que aconteceu algo muito parecido com Danny Boyle e o seu Slumdog Millionare.

Bem, a história deste filme é bastante simples. Algures em 1918, nasce uma criança completamente fora do normal: aparenta ter todos os problemas que um homem de 80 anos à beira da morte tem. A mãe morre durante o parto e o pai, assustado com o facto do filho ser "anormal", abandona-o perto de um lar de idosos. Uma senhora que trabalha nesse lar chamada Queenie descobre o bebé e cuida dele como se fosse seu próprio filho. A partir daqui, entramos na história de Benjamin, um homem que tem um crescimento inverso ao normal: com o passar dos anos vai rejuvenescendo. Torna-se então vítima das mais peculiares situações, com acontecimentos incrivelmente bizarros, no entanto bastante humanos.

Esta é uma história para todo o sempre. Faz-me lembrar imenso o Big Fish, com uma história deveras parecida, mas autêntica na mesma. O personagem, esse, faz-me muito o Forrest Gump, devido à sua ingenuidade e à sua capacidade de acreditar que pode fazer aquilo que quer e que deseja. As interpretações, essas, são igualmente excelentes. Brad Pitt está excelente. A sua caracterização, com o desenrolar dos anos, é FANTÁSTICA. Impressionante mesmo. Cate Blanchett prova mais uma vez porque é a minha actriz preferida. Jason Flemming está muito bem igualmente e Taraji P. Henson merece inteiramente a nomeação que recebeu para melhor actriz. Até Tilda Swinton aparece a dar um toque da sua classe.

O filme está carregado de metáforas impressionantes, que me fazem lembrar, não sei porquê, o Magnolia. Adoro a ironia criada em torno do personagem que é atingido 7 vezes por um relâmpago. A história inicial do filme também é uma excelente prova do que Fincher tenta explicar. Que o tempo não tem controlo, mas que temos o poder de fazer dele o que queremos.

Há filmes que conseguem ser maravilhosos, magníficos, sublimes, com uma mensagem de vida como tão poucos tem. Este é um deles. Se eu tinha ficado estupefacto com Slumdog Millionare, este Benjamin Button também me acertou no mesmo sítio. Espectacular.

Vai ser uma luta feroz pelo grande galardão. Em 2006/07, eu estava a torcer incondicionalmente por Babel. Perdi. Em 2007/08, desejava que a estatueta fosse para There Will Be Blood. Perdi novamente. Este ano, sinceramente, tanto me faz. Tanto Slumdog Millionare como The Curious Case of Benjamin Button são fantásticos filmes. Qualquer um pode ganhar que eu não fico chateado.

Nota 10.

Road to the Oscars: The Duchess


iMDB

Passado nos anos 1400/1500, The Duchess conta a história da jovem Georgianna que é escolhida para casar com um importante Duque da Burguesia Inglesa. Ingénua e esperançada que ia ser um casamento de sonho, Georgianna percebe que é apenas um objecto nas mãos do duque para lhe dar um herdeiro. O problema é que os 2 filhos que Georgianna tem são do sexo feminino. A história complica-se ainda mais quando entra em história Lady Bess, uma mulher que foi abandonada pelo marido, que lhe tirou os 3 filhos rapazes, e que se torna amiga confidente de Georgianna. Lady Bess acaba por ter um caso com o Duque e Georgianna vê-se encurralada, sem uma saída à procura de felicidade e amor.

É um filme muito aquém das minhas espectativas. O guião é bom, mas a coordenação das personagens e respectivos diálogos falham em várias situações. Diria até que este filme tenta ser a junção de 2 filmes do ano passado. Tanto tem de Elizabeth como de Atonement. O problema é que este Duchess não tem nem a grandiosidade nem o poder dos factos históricos como Elizabeth tem, nem tem a mestria e a autenticidade que Atonement tem. O filme falha imenso nesse aspecto.

Keira Knightley tenta sacar a sua melhor interpretação até agora, mas sem sucesso. É a outra decepção do filme. Ela no Atonement esteve em muito melhor nível. Ralph Fiennes também não está perfeito, mas consegue ter o papel mais consistente de todo o filme.

É um filme que entretém, mas longe de estar perfeito. Vale pela história, que é muito boa. Infelizmente, perde alguma essência e fica sempre aquela sensação que é apenas mais um filme deste género. Ao mesmo estilo, recomendo muito mais um Barry Lyndon, por exemplo.

Nota 7.

Brits Awards 2009


Melhor Artista Feminina Britânica - Duffy
Melhor Artista Masculino Britânico - Paul Weller
Melhor Banda Internacional - Kings of Leon
Melhor Álbum Internacional - Only By The Night , Kings of Leon
Melhor Álbum Britânico - Rockferry , Duffy
Melhor Single Britânico - "The Promise", Girls Aloud
Melhor Banda Britânica Ao Vivo - Iron Maiden
Revelação Britânica - Duffy
Melhor Artista Feminina Internacional - Katy Perry
Melhor Artista Masculino Internacional - Kanye West
Banda Britânica - Elbow
Prémio da Crítica - Florence and the Machine
Prémio Contribuição Extraordinária Para a Música - Pet Shop Boys

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Sean Riley & The Slowriders preparam segundo álbum


A banda de Coimbra está a preparar o segundo álbum de originais.

O novo trabalho, que ainda não tem título, vai contar com participações especiais de Paulo Furtado, Vidal dos Blind Zero e os Faith Gospel Choir.

Para quem não sabe, este álbum sucede a Farewell, um dos melhores álbuns nacionais de 2007.

NIN planeiam uma última tour com os Jane's Addiction


Trent Reznor deixou um comunicado no site oficial dos NIN a dizer que se vai retirar durante algum tempo: "É tempo de fazer os Nine Inch Nails desaparecer por uns tempos".

Reznor explica como a sua banda, juntamente com os Jane's Addiction abriu portas a muitas bandas de rock alternativo. Isto para depois dizer que tem estado com Perry Farrell, Dave Navarro e companhia a congeminar um projecto conjunto.

Este projecto tomará forma numa última digressão conjunta antes de os Nine Inch Nails fazerem um intervalo. 2009 marca 20 anos das primeiras edições dos Nine Inch Nails e por isso Reznor achou que era boa altura para marcar uma última digressão pelo globo.

"Estes espectáculos serão bastante diferentes dos do ano passado - muito mais crús, espontâneos e muito menos programados. Será divertido para nós e uma forma diferente de vocês dizerem adeus", diz Reznor. As datas serão anunciadas em breve.


blitz

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

EiN confirma AC/DC em Portugal

Mais confirmado que agora é impossível: A Everything is New já anunciou a data para a venda dos bilhetes para o mais aguardado concerto dos últimos anos. Os AC/DC vão estar no Estádio de Alvalade no dia de 3 Junho e os preços variam entre os 55 e os 60 euros, que vão estar à venda a partir deste próximo sábado. Prevê-se uma autêntica correria ao bilhete.



Relvado e Topo Inferior - 60 euros
Central Inferior - 60 euros
Lateral Inferior - 60 euros
Central Superior - 60 euros
Topo Superior - 55 euros
Zona de Mobilidade Condicionada (Topo Superior) - 55 euros

Locais de venda dos bilhetes: lojas Worten e FNAC; postos dos CTT e CTT.com; El Corte Inglés; Plateia; agências Abreu, ABEP e Alvalade; Bulhosa (Oeiras Parque e Centro Comercial Cidade do Porto); Bliss (Fórum Montijo) e Ticketline. Em Espanha: www.breakpoint.es.

Videos do Concerto dos Oasis @ Pav. Atlântico

Wonderwall




Masterplan




I am the Walrus




Don't Look Back in Anger




Importance Of Being Idle




The Shock of the Lightning




Supersonic




Champagne Supernova




Falling Down



Review: Oasis @ Pavilhão Atlântico

Fuckin' In The Bushes
Rock'n'Roll Star
Lyla
The Shock Of The Lightning
Cigarettes & Alcohol
The Meaning Of Soul
To Be Where There's Life
Waiting For The Rapture
The Masterplan
Songbird
Slide Away
Morning Glory
Ain't Got Nothin'
The Importance Of Being Idle
I'm Outta Time Pla
Wonderwall
Supersonic

Encore:
Don't Look Back In Anger
Falling Down
Champagne Supernova
I Am The Walrus (Beatles cover)


Eis o alinhamento de mais um excelente concerto que tive a oportunidade de assistir. Os Oasis foram os anfitriões e proporcionaram um concerto muito bem construído, com excelentes momentos e com um público bastante jovem. Fala-se que estiveram no Atlântico cerca de 11 mil pessoas, muito mais do que alguma vez esperava.

Bem, vamos falar de música. A primeira banda, os Free Peace, não cumpriram na perfeição. Faltou qualquer coisa à actuação desta banda, que guia-se exclusivamente dos riffs do guitarrista (excelente técnica).

Os Oasis, esses, entraram em grande. Logo com FITB (som gravado), tivemos uma gigante abertura com Rock n' Roll Star, pondo o Pav. Atlântico em alvoroço. Depressa também se notou alguma ignorância do público, acima de tudo o mais jovem, que não conhecia as músicas. Morning Glory, Supersonic e I am the Walrus foram casos flagrantes.

Lyla engrenou bem e continuaram a boa entoada com Shock of the Lightning e Cigarettes and Alcohol. Esta ultima foi mesmo um grande momento. Outro brilhante momento foi a entrade de Masterplan, uma grande música.

Morning Glory é capaz de ter sido, para mim, a melhor música da noite. Um dos maiores hinos da banda, um riff inesquecível. "What's the Story, Morning Glory"!

Importance of Being Idle também teve um excelente efeito e Wonderwall, a música que todos esperavam ouvir. Entoada por todos, a música que tornou Oasis numa banda de topo foi um dos momentos mais brilhantes. Supersonic fechou o primeiro set.

O encore começou da melhor maneira: uma versão acústica de DLBIA, esta foi literalmente cantada pelas 11 mil pessoas, apenas com Noel em palco. Momento arrepiante. O set iria até ao fim, passando por Falling Down e a fantástica Champagne Supernova, fechando com um momento fantástico, tocando a I am the Walrus.


No global, foi um excelente concerto. Houve momentos menos felizes, é verdade, mas os rapazes de Manchester estiveram em altas. Noel Gallagher apresentou-se como um autêntico senhor, Liam mostrou um bocadinho o seu lado mais "cão" e mal humorado, embora pareça estar mais calminho.

Bom concerto, para mais tarde recordar!

Videos:

Morning Glory




Fuckin in the Bushes

domingo, fevereiro 15, 2009

Road to the Oscars: Rachel Getting Married


iMDB

Excelente filme de Jonathan Demme, uma narrativa contagiante, personagens muito bons, enfim. Tudo o que um filme deve ter.

Rachel Getting Married conta a história de Kym, uma jovem problemática que, desde muito nova, ganhou tendência a criar distúrbios. Criou um vício terrível com a droga e os pais foram obrigados a enviá-la para reabilitação.

Passados imensos anos, a irmã de Kym, Rachel, vai-se casar. É dada a oportunidade a Kym de poder assistir ao casamento da irmã com um músico de Jazz chamado Sidney. Com todos os problemas antigos a persegui-la, Kym apresenta-se perante a família e os amigos como alguém que está arrependida dos erros que cometeu, que quer-se redimir. Embora tenha ganho a empatia do pai, vários amigos da família e, em momentos do filme, a própria irmã Rachel deseja que Kym simplesmente desapareça. Que segredos tem Kym para haver tanto ódio? O que é que ela fez de tão grave?

Digo desde já: vão ver este filme. Gravado num shot à lá documentário, o filme tem uma história contagiante, com revelações muito fortes. O grande destaque vai directo para Anne Hathaway. A "menina" faz o melhor papel da sua carreira, até agora. De longe. Nomeação mais que merecida.

Nota 8.5

sábado, fevereiro 14, 2009

Road to the Oscars: Revolutionary Road



Eis o grande "derrotado" nas nomeações dos Oscars. O filme de Sam Mendes falhou todas as grandes nomeações, apenas arrecadando uma nomeação para melhor actor secundário.

E havia argumentos para deixar de fora este filme, que decorre na década de 50, em pleno coração da América? O argumento é baseado no livro de Richard Yates com o mesmo nome "Revolutionary Road". Confesso que não li o livro (aliás, quem me conhece sabe que não sou grande fã de ler), mas penso que Sam Mendes manteve uma fiel descrição da obra original. O enredo conta a história de uma típica família americana que vive sérios momentos de crise. A paixão entre os 2 começa a ser questionada e começam a preparar uma "fuga" para Paris, numa tentativa de recomeçar a viver. Ele, Frank Wheeler, é o operário da casa. Ela, April Wheeler, é uma fracassada actriz. Juntos, aparentavam ser o casal perfeito. Todos os planos começam a ir por água abaixo quando Frank recebe uma promoção, depois de um desempenho espectacular na sua empresa. Em paralelo, Frank envolve-se com uma jovem secretária da mesma empresa.
Quando questionados aquando da razão pela qual vão embora pelo filho dos senhorios chamado John Givings, que tem distúrbios mentais, é posta em causa toda a questão de se terem casado, de viverem juntos ou mesmo se ainda sentem algo um pelo outro. Como será daqui para a frente?

Sam Mendes assina um belíssimo filme. Estamos perante um filme bem fundamentado, que tem um excelente suporte nas boas interpretações. Digamos que este Revolutionary Road é um "American Beauty", mas sem a conotação mais irónica e mais emotiva. É um filme sério, que retrata bastante bem o típico seio familiar e todos os problemas que se podem gerar dentro desse mesmo seio. O único reparo que queria fazer é que, durante o filme, chega-se a cair em momentos mais tediosos e com menos acção, que o torna por vezes monótono.

Foi engraçado ver Kate Winslet e Leo di Caprio outra vez juntos. 2 dos melhores actores da sua geração encontram-se novamente, passados 12 anos depois de Titanic. Quanto ao desempenho deles, cumpriram com eficácio o seu papel. O grande destaque vai mesmo para Michael Shannon, o filho dos senhorios, que tem pouquíssimo tempo de antena, mas arranca uma soberba e intensa interpretação.

Nota 8.

Set List do Priest Feast [10/02/2009 em Dublin]


TESTAMENT:

For The Glory Of ...
Over The Wall
New Order
More than meets the eye
The Persecuted Won't Forget
Do not resucitate (DNR)
3 days in darkness
First Strike Deadly
The Formation of damnation



MEGADETH:

Sleepwalker
Take No Prisoners
Wake Up Dead
Skin O' My Teeth
Washington Is Next
In My Darkest Hour
Hangar 18
Tornado of Souls
Symphony of Destruction
Peace Sells
----------------------------------
Holy Wars



JUDAS PRIEST:

Dawn of Creation (intro)
Prophecy
Metal Gods
Eat Me Alive
Between the Hammer and the Anvil
Devil's Child
Breaking the Law
Hell Patrol
Death
Dissident Aggressor
Angel
The Hellion / Electric Eye
Rock Hard, Ride Free
Sinner
Painkiller
----------------------------------
Hell Bent for Leather
The Green Manalishi
You've Got Another Thing Coming

Review: Norton ao vivo no CCC


Acabei de vir do concerto dos Norton, que teve lugar no CCC, nas Caldas da Rainha. Um concerto animado, uma pop indie agradável de se ouvir, com bons momentos e com 2 guitarristas convidados.

Após cerca de 50 minutos de concerto, tivemos ainda direito a um encore, onde houve um brutal momento instrumental, de longe o melhor que estes rapazes de Castelo Branco mostraram hoje. No entanto, cometeram um erro que continuo a não perceber como isto acontece: tocar a mesma música 2 vezes. Demonstra que a banda estava à procura de impacto e que não está a segurar o público. Isso não aconteceu hoje e poderiam ter guardado essa música e tocado apenas no final. Isto na minha opinião, é claro.

Quanto a nomes de músicas, não conheço muitas. Sei que tocaram a Your Balcony e a Sailing Across a Distant Sea.

Devo dizer então, já em conclusão, que foi um bom concerto. Surpreenderam-me pela maneira forte com que sentem a música. Conseguem ser bastante melódicos e fazem uma perfeita união entre o indie e a electrónica. Eis os Norton.


PS: Já tenho bilhete para o Legendary Tiger Man. Finalmente vou ver o Paulo Furtado ao vivo!

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Ao vivo: Norton @ CCC


É daqui a poucos minutos. Entretanto vou até às Caldas para ver os Norton ao vivo. Vamos ver como se saem os rapazes de Castelo Branco. Até logo!

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Inglourious Basterds: Trailer

Já foi divulgado o trailer do novo filme de Quentin Tarantino. Trata-se de um remake do Quel maledetto treno blindato, de 1978 e terá o título "Inglourious Basterds". Em plena 2ª guerra mundial, trata-se da história de um grupo de soldados americanos que são ordenados numa simples missão: matar o maior número de nazis que conseguirem. Este grupo fica conhecido com os The Basterds.




Road to the Oscars: Kung Fu Panda



O segundo filme de animação que vejo, da lista de nomeados. Depois de ter visto Wall-E, os padrões ficaram demasiado altos e dificilmente este Kung Fu Panda estaria à altura. De facto, enquanto que Wall-E se estabelece como um filme "for the ages", este KFP corre o risco de ser apenas mais um filme de desenhos animados.

Bem, mas vamos falar do filme. Trata-se de uma história engraçada, que tem tudo o que um típico filme de animação deve ter: muitas cenas de humor, uma história convincente, um leque muito bom de vozes (bem conhecidas) e a típica cena final de conquista do nosso grande herói. Este, que surgiu quase de forma acidental. Kung Fu Panda conta a história de um panda chamado Po, que sonha ser um grande mestre de Kung Fu, mas que está confinado a viver a fazer massa e a ser um trapalhão para o resto da vida. Em paralelo, um antigo aluno do mestre Shifu consegue fugir da prisão, onde ficou aprisionado por ter ambicionado ser o Grande Guerreiro. Sendo assim, Shifu e o grande ancião Oogway tem de seleccionar um candidato para defender o pergaminho do guerreiro. Diz a lenda que quem possuir este pergaminho terá poder ilimitado. Dentro de 5 escolhas possíveis, acidentalmente a escolha vai parar a Po, que surge do nada. Cabe então a Po defender o pergaminho do guerreiro perante um mestre Shifu completamente frustado pela decisão do ancião. Conseguirá Po calar as bocas e conseguir surpreender toda a gente?

É utilizada a típica táctica de um filme de animação. Como já disse atrás, passa-se uma hora e meia bem disposta, com acesso ao riso fácil e acessível. O filme tornou-se um grande blockbuster graças a isso mesmo. Em contrapartida, o filme perde profundidade e identidade, caíndo na comum história de final feliz, após uns momentos mais tristes para o nosso panda. A Dreamworks consegue arrancar uma boa produção, mas não muito mais que isso.

Nota 7

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Lamb of God no Optimus Alive! 2009


E assim fica praticamente fechado o 1º dia do festival de Algés. Lamb of God foi a última confirmação da promotora Everything is New, anunciado hoje de manhã.

Relembro que Lamb of God junta-se a Metallica, Mastodon e Slipknot para o dia 9 de Julho.

Europe estreiam-se em Portugal


Os suecos Europe, autores do clássico dos anos 80 "The Final Countdown", vêm pela primeira vez a Portugal este Verão para actuar na 28ª Concentração de Motards em Faro.

O evento agendado para os dias 16 e 19 de Julho terá ainda como convidados musicais os Children Of The Damned, banda italiana de tributo aos Iron Maiden, David Fonseca e Tara Perdida.




Road to the Oscars: Slumdog Millionare



Pára tudo. Deixem passar o grande campeão. Posso já dizer que Slumdog Millionare é, se não aparecer mais um nota 10, o melhor filme do ano. Já havia dado nota 10 a The Wrestler, mas Slumdog Millionare rebenta literalmente a escala.

Danny Boyle finalmente consegue ter o filme que faltava no seu já excelente currículo. Não estamos a falar dum realizador qualquer. Boyle já tem no seu reportório filmes como Transpotting, Shallow Grave, The Beach, Millions, 28 Days Later, Sunshine, enfim. Uma lista já bem extensa. Mas, meus amigos, digo desde já que nenhum atinge a qualidade deste Slumdog Millionare. Nunca uma história de uma criança foi contada duma maneira tão original e tão emocionante.

O filme relata a história de Jamal, um jovem indiano que cresceu juntamente com o seu irmão. Desde cedo, Jamal viveu condicionado perante as adversidades da vida. Quando criança, viu a mãe ser assassinada e ser guiado pelo irmão Salim, um puto que pensa acima de tudo em si. Vagueando sozinhos por essa India fora, eles encontram Latika, uma rapariga que anda perdida, sem rumo definido. Latika junta-se aos 2 irmãos e cria uma relação muito forte com Jamal, que se apaixona por ele.
Esta é apenas parte da história que Jamal conta, quando é questionado depois de ter acertado todas as questões no popular programa "Quem quer ser milionário?". Jamal chega ao último nível e é confrontado pelas autoridades indianas, para ter a certeza que o rapaz não está a fazer batota.

O que torna impressionante neste filme é a capacidade de Boyle juntar todas as simples coincidências que levam a que Jamal acerte todas as questões. Situações tão simples, no entanto tão mágicas e que te mergulham totalmente na história. O espectador prende à tela e fica sempre na expectativa sobre que futuro reserva ao pobre rapaz.

É um filme de esperança. Um filme para garantir que é possível sonhar, é possível atingir os nossos sonhos. É possível acreditar que está escrito que um futuro brilhante está à nossa frente. Não estamos perante um filme banal. Esta é uma obra de arte, uma peça que vai durar para os anos vindouros. Slumdog Millionare, filme do ano.

Nota 10.

Road to the Oscars: Milk



Tendo em conta os factos históricos, a importância das personagens (autenticamente baseadas em pessoas reais), a qualidade do elenco, a caracterização, os excelentes diálogos, Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna, enfim... Este Milk tinha tudo para ser um dos melhores do ano. E de facto, Gus Van Sant é capaz de arrancar o seu melhor filme, um filme autêntico.
Milk relata a verdadeira história de Harvey Milk, um homem que se tornou supervisor do estado da California que acabaria por ser assassinado por Dan White, outro supervisor, tal como o Mayor George Moscone. Esta é a história oficial do assassinato de Harvey Milk.
Mas o filme leva-nos bem mais longe. Como tudo aconteceu, desde a chegada de Milk a San Francisco, a célebre "Love City", como ele se estabeleceu como o grande líder do que viria a ser o movimento Gay. O filme mostra um Milk que deseja igualdade de direitos, não importa a raça, religião, cor ou orientação sexual. Alguém que luta pelo que acredita, mesmo que isso vá prejudicar a si mesmo e aos que o rodeiam. Uma história para mais recordar.

SEAN PENN. Que mais há a dizer sobre este senhor? Conhecido pelo seu mau temperamento, dentro da tela este senhor torna-se gigante. Uma interpretação assombrosa, definitivamente vai haver uma luta feroz entre Rourke e Penn, embora eu continue a preferir o Rourke. Emile Hirsch está espectacular também. Que dizer de Josh Brolin? Um papel muito frio, diria até que é o "Javier Bardem" de 2009, embora não com o mesmo impacto. Não deixa de ser um personagem muito forte e, como sabem, decisivo na história. O resto do cast está excelente.

Nota 9/10

Road to the Oscars: In Bruges



Candidato a filme mais surreal do ano. In Bruges relata a história de 2 assassinos "profissionais", que são enviados pelo seu patrão para Bruges, uma cidade belga. Os 2 assassinos vão parar à cidade sem saber bem porquê. Sem nenhum rumo definido, Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson) tentam fazer a típica vida de turista à espera de uma resposta do patrão. Ora, isto não caí muito bem nas graças de Ray, o mais compulsivo. Numa das primeiras noites, Ray envolve-se com uma rapariga local e começa uma sequência de acontecimentos simplesmente impressionante, que roça quase o ridiculo. Há cenas que ficas a pensar mesmo "WTF?". Guiando-se por um humor totalmente negro, In Bruges segue um caminho pouco usual. Consegue ter um argumento que, à priori, não teria qualquer fundamento. Os diálogos parecem não ter nexo nenhum. Mas, intencionalmente, o filme torna-se diferente, torna-se uma experiência completamente diferente. A cena final faz, no meu ponto de vista, uma clara referência às sequências típicas de Guy Ritchie, mas sempre com um estilo próprio e com uma grande originalidade. O filme é muito bom por isso mesmo. Não admira então que esteja nomeado para melhor argumento original.

Nota 8/10

Road to the Oscars: Changeling


Baseado em factos reais, este filme situa-se em Los Angeles, no anos 1920. Angelina Jolie é Christine Collins, uma operadora de telefones e mãe de Walter Collins, um pequeno rapaz de 9 anos que, num dia, desaparece sem deixar rasto. Christine, em pânico, tenta fazer tudo para conseguir encontrar o filho e pede ajuda à polícia da California. Esta, por sua vez, encontra um rapaz com as mesmas características de Walter, mas que Christine vê logo que não é o seu filho. Christine vê-se então numa autêntica armadilha: a polícia, para não se ver responsável pelo erro que cometeu ao trocar as crianças, obriga a mãe a ficar com o "filho", fazendo crer a ela e à comunicação social de que é realmente Walter Collins. Quanto ao verdadeiro filho de Christine... bem, vejam o filme para terem uma ideia do que realmente aconteceu a ele e a muitos outros...

Tendo em conta que o filme é baseado em factos reais, o choque é muito muito grande. Sente-se um autêntico soco no estômago, mal acaba o filme. Dá a sensação Clint Eastwood consegue ter o efeito que queria. Angelina Jolie volta a estar em grande, um desempenho excelente, de deixar a lagrimazinha no canto do olho. Séria candidata a vencer o óscar de melhor actriz principal.

Nota: 9/10

Road to the Oscars: The Dark Knight



Vamos já esclarecer uma coisa: trata-se do filme mais ansiado de todo o ano. Com a morte de Heath Ledger, todo o clima em redor deste novo Batman tornou-se quase ofegante. A verdade é que o Hype era verdadeiro. Ou pelo menos, não desapontou maioria dos fãs.
The Dark Knight segue a história que ficou por continuar em Batman Begins. Bruce Wayne a.k.a. Batman continua a perseguir os grandes mafiosos de Gotham, até que aparece um misterioso adversário chamado Joker. Alguém à altura.
Nisto tudo, entra em cena Harvey Dent, o procurador-geral que deseja justiça, tal como o dark knight. Como quase todos sabemos, este Harvey Dent dará origem ao grande personagem da bd chamado Two Face.

Dou-vos já um conselho: apesar de todo o hype, de toda a publicidade gerada em redor deste filme, de toda a propaganda sobre Heath Ledger, etc, vão ver este filme. Acreditem que está realmente de topo. Christopher Nolan secalhar não consegue ter uma obra tão consistente como Batman Begins, mas o que perde em consistência e solidez, ganha em emoção e em caracterização das personagens. Sobretudo a nível de vilões, com Joker a roubar o show. Aliás, este é um Batman em que acaba por haver pouco Batman. Damo-nos a desejar que Heath entre em cena em vez do habitual justiceiro. Não sei até que ponto isto pode prejudicar o filme. A verdade é que estamos perante um gigante filme. Um dos melhores do ano, seguramente.

Nota: 9,5/10

Road to the Oscars: Tropic Thunder



Os primeiros 10 minutos do filme faziam prever mais uma comédia tipo Meet The Spartans. No entanto, dei mais uma chance a este filme de Ben Stiller. Durante muito muito tempo, fiquei com a sensação que isto não teria ponta por onde se pegasse. No entanto, todo o esquema do filme é simplesmente genial, uma obra autênticamente ridícula que se torna fantástica, na maneira como satiriza o mundo do cinema. Ben Stiller está mesmo em grande.

Ora a história é simples: 4 actores estão a gravar um novo filme de guerra, que caminha para o fracasso. O produtor (Tom Cruise, num papel completamente psicadélico), farto de gastar milhões com estas 4 vedetas, decide então lançá-los num cenário mais realista. E que mais realista que colocar os 4 personagens num verdadeiro cenário de guerra?

Robert Downey Jr. está fabuloso. Mas um desempenho de outro mundo. Ben Stiller está igualmente excelente. E que dizer das "lines" durante o filme? Eheheh geniais. Jack Black acaba por ser o "elo mais fraco".

Nota: 8/10

terça-feira, fevereiro 10, 2009

Road to the Oscars: Vicky Christina Barcelona


O novo filme de Woody Allen relata a história de Vicky e Christina, 2 amigas americanas que vão passar férias a Barcelona durante o Verão. Vicky, comprometida e bastante segura de si mesmo. Christina, completamente descomprometida e ainda à procura do seu grande amor, tentando viver a vida ao máximo.
Passados poucos dias, as 2 amigas conhecem Juan Antonio, um espanhol bastante sedutor, que conquista Christina num ápice. Começa aqui o romance à lá Woody Allen, com bastantes histórias pelo meio, com Juan Antonio a ser literalmente o maior :)

O filme é o esquema típico de Woody Allen, que tem resultado ao longo dos anos. Pessoalmente, não sou nada fã dos filmes deste realizador, mas acabei por me divertir durante esta hora e meia. Um filme bastante engraçado, boas interpretações, simplicidade nos diálogos e nas cenas. Um bom filme para um domingo à tarde.

A nível de personagens, o grande destaque vai mesmo para Penélope Cruz. Mesmo com pouco tempo de antena, consegue arrancar um grande desempenho.

Nota: 7/10

Road to the Oscars: The Reader


Centrado nos tempos após 2ª Guerra Mundial, este filme relata a história de um jovem rapaz chamado Michael Berg (Ralph Fiennes) que conhece uma mulher muito mais velha chamada Hanna Schmitz (Kate Winslet), que o ajuda depois de se ter sentido mal, quando vinha da escola. Numa tentativa de querer recompensar e devido ao desejo carnal, o rapaz acaba por se envolver com a mulher. Passado imenso tempo em que se encontravam em segredo, Hanna começa apenas a pedir que Michael lhe leia os livros que ele conhece. Uma simples história que tem por trás um terrível segredo.

Mais um bom filme desta surpreendente remessa de 2008/2009. Kate Winslet tem um excelente desempenho, a confirmar porque é uma das melhores actrizes da actualidade. Kate consegue tirar sempre o melhor de cada cena onde entra, algo mesmo só ao alcance dos melhores.

Quanto ao filme, é de uma carga emocional forte. Lida com assuntos muito delicados, referentes aos horrores da 2ª Guerra Mundial. É a história de alguém que tenta fugir a um passado de terror, com a ajuda de um pequeno rapaz que não faz ideia do macabro passado que a amante tem.

Nota: 8/10

Road to the Oscars: Wall-E



É mesmo definitivo. A Pixar chegou para estabelecer um novo padrão na qualidade de filmes de animação. Se já havia conquistado a atenção do público com Toy Story, Finding Nemo, Cars e, no último ano, Ratatouille, este Wall-E veio abanar a carroça por completo. Uma autêntica história comovente sobre um robot que é "condenado" a limpar o planeta Terra, depois do homem ter consumido todos os recursos existentes e de ter enchido o planeta de lixo, a um ponto em que teve de abandonar o planeta. Cabe a este simpático robot chamado Wall-E fazer o trabalho de restaurar um ambiente estável, que permita a que homem possa voltar a habitar.
Durante uma das suas habituais e monótonas rotinas diárias, surge uma nave espacial, de onde saí uma robot chamada Eve, que vem analisar o ambiente actual do planeta. Wall-E, no seu estilo trapalhão, tenta confratenizar com a robot, coisa que não faz há muito muito tempo. A partir daqui, Wall-E parte numa aventura sem limites, onde nem ele sabe que será a chave para que se possa respirar novamente na Terra.

O que faz deste filme uma autêntica obra de arte? A simplicidade das cenas. A caracterização das 2 personagens principais, que mesmo sem falar, conseguem transmitir ao espectador tudo aquilo que querem dizer. Caso para dizer que uma imagem vale por mil palavras. E é nessa estratégia que todo o filme se baseia. Pode parecer que por vezes torna-se monótono, mas penso que seja mesmo a estratégia do realizador. Muito bem, Pixar. Novamente em grande.

Nota: 9/10

AC/DC em Portugal: OFICIAL

Está desfeita a dúvida. Um utilizador do site Blitz encontrou no site da banda The Answer a lista de concertos em que a banda vai acompanhar os australianos AC/DC e, nessa mesma lista, aparece um concerto marcado para o dia 3 de Junho, no estádio de Alvalade. Ficam dissipadas todas as dúvidas, é praticamente oficial que Angus Young e companhia estará em Portugal.



For those about to Rock...
We Salute You!

Lista de vencedores dos BAFTA Awards 2009

BEST FILM

SLUMDOG MILLIONAIRE – Christian Colson
THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON – Kathleen Kennedy, Frank Marshall, Ceán Chaffin
FROST/NIXON – Tim Bevan, Eric Fellner, Brian Grazer, Ron Howard
MILK – Dan Jinks, Bruce Cohen
THE READER – Anthony Minghella, Sydney Pollack, Donna Gigliotti, Redmond Morris


OUTSTANDING BRITISH FILM

MAN ON WIRE – Simon Chinn, James Marsh
HUNGER – Laura Hastings-Smith, Robin Gutch, Steve McQueen, Enda Walsh
IN BRUGES – Graham Broadbent, Pete Czernin, Martin McDonagh
MAMMA MIA! – Judy Craymer, Gary Goetzman, Phyllida Lloyd, Catherine Johnson
SLUMDOG MILLIONAIRE – Christian Colson, Danny Boyle, Simon Beaufoy


THE CARL FOREMAN AWARD

for Special Achievement by a British Director, Writer or Producer for their First Feature Film

STEVE McQUEEN (Director/Writer) – Hunger
SIMON CHINN (Producer) – Man On Wire
JUDY CRAYMER (Producer) – Mamma Mia!
GARTH JENNINGS (Writer) – Son of Rambow
SOLON PAPADOPOULOS, ROY BOULTER (Producers) – Of Time And The City


DIRECTOR

SLUMDOG MILLIONAIRE – Danny Boyle

CHANGELING – Clint Eastwood
THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON – David Fincher
FROST/NIXON – Ron Howard
THE READER – Stephen Daldry


ORIGINAL SCREENPLAY

IN BRUGES – Martin McDonagh
BURN AFTER READING – Joel Coen, Ethan Coen
CHANGELING – Joe Michael Straczynski
I’VE LOVED YOU SO LONG – Philippe Claudel
MILK – Dustin Lance Black


ADAPTED SCREENPLAY

SLUMDOG MILLIONAIRE – Simon Beaufoy
THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON – Eric Roth
FROST/NIXON – Peter Morgan
THE READER – David Hare
REVOLUTIONARY ROAD – Justin Haythe


FILM NOT IN THE ENGLISH LANGUAGE

I'VE LOVED YOU SO LONG – Yves Marmion, Philippe Claudel
THE BAADER MEINHOF COMPLEX – Bernd Eichinger, Uli Edel
GOMORRAH – Domenico Procacci, Matteo Garrone
PERSEPOLIS – Marc-Antoine Robert, Xavier Rigault, Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud
WALTZ WITH BASHIR – Serge Lalou, Gerhard Meixner, Yael Nahlieli, Ari Folman


ANIMATED FILM

WALL•E – Andrew Stanton
PERSEPOLIS – Marjane Satrapi, Vincent Paronnaud
WALTZ WITH BASHIR – Ari Folman


LEADING ACTOR

MICKEY ROURKE – The Wrestler
FRANK LANGELLA – Frost/Nixon
DEV PATEL – Slumdog Millionaire
SEAN PENN – Milk
BRAD PITT – The Curious Case of Benjamin Button


LEADING ACTRESS

KATE WINSLET – The Reader
ANGELINA JOLIE – Changeling
KRISTIN SCOTT THOMAS – I’ve Loved You So Long
MERYL STREEP – Doubt
KATE WINSLET – Revolutionary Road


SUPPORTING ACTOR

HEATH LEDGER – The Dark Knight
ROBERT DOWNEY JR. – Tropic Thunder
BRENDAN GLEESON – In Bruges
PHILIP SEYMOUR HOFFMAN – Doubt
BRAD PITT – Burn After Reading


SUPPORTING ACTRESS

PENÉLOPE CRUZ – Vicky Cristina Barcelona
AMY ADAMS – Doubt
FREIDA PINTO – Slumdog Millionaire
TILDA SWINTON – Burn After Reading
MARISA TOMEI – The Wrestler


MUSIC

SLUMDOG MILLIONAIRE – A. R. Rahman
THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON – Alexandre Desplat
THE DARK KNIGHT – Hans Zimmer, James Newton Howard
MAMMA MIA! – Benny Andersson, Björn Ulvaeus
WALL•E – Thomas Newman


CINEMATOGRAPHY

SLUMDOG MILLIONAIRE – Anthony Dod Mantle
CHANGELING – Tom Stern
THE CURIOUS CASE OF BENJAMIN BUTTON – Claudio Miranda
THE DARK KNIGHT – Wally Pfister
THE READER – Chris Menges, Roger Deakins

Grammy Winners 2009

Gravação do Ano
Robert Plant e Alison Krauss - Please Read The Letter

Álbum do Ano
Robert Plant e Alison Krauss - Raising Sand

Canção do Ano
Coldplay - Viva La Vida

Revelação do Ano
Adele

Melhor Performance Pop Feminina
Adele - Chasing Pavements

Melhor Performance Pop Masculina
John Mayer - Say

Melhor Performance Pop por Duo ou Grupo
Coldplay - Viva La Vida

Melhor Colaboração Pop
Robert Plant e Alison Krauss - Rich Woman

Melhor Performance Pop Instrumental
Eagles - I Dreamed There Was No War

Melhor Álbum Pop
Duffy - Rockferry

Melhor Disco de Dança
Daft Punk - Harder Better Faster Stronger

Melhor Álbum Electrónico/De Dança
Daft Punk - Alive 2007

Melhor Performance Rock por Duo ou Grupo
Kings of Leon - Sex On Fire

Melhor Performance Hard Rock
Mars Volta - Wax Simulacra

Melhor Performance de Metal
Metallica - My Apocalypse

Melhor Canção Rock
Bruce Springsteen - Girls In Their Summer Clothes

Melhor Álbum Rock
Coldplay - Viva La Vida or Death and All His Friends

Melhor Álbum Alternativo
Radiohead - In Rainbows

Melhor Performance R&B Feminina
Alicia Keys - Superwoman

Melhor Performance R&B Masculina
Ne-Yo - Miss Independent

Melhor Performance Rap
Lil Wayne - A Milli

Melhor Colaboração Rap
Estelle feat Kanye West - American Boy

Melhor Canção Rap
Lil Wayne - Lollypop

Melhor Álbum Rap
Lil Wayne - Tha Carter III

Slipknot e Mastodon no Optimus Alive! 2009

Foram confirmadas mais 2 bandas para a edição 2009 do festival Optimus Alive!

Trata-se de 2 bandas que não são desconhecidas do público português: os Slipknot e os Mastodon. Esta última já tive a oportunidade de os ver ao vivo, embora sem grandes saudades.

Então teremos estas 2 bandas para o dia 9, onde já se encontra Metallica.


quinta-feira, fevereiro 05, 2009

Faleceu Lux Interior, líder dos The Cramps


Lux Interior, líder dos norte-americanos Cramps e uma das mais extravagantes figuras do rock, morreu ontem, 4 de Fevereira, vítima de complicações cardíacas.

Num comunicado oficial, os representantes da banda, que há menos de três anos estiveram em Paredes de Coura, afirmam: "Lux era um frontman destemido que transformava qualquer palco que pisasse num sítio de paixão, abandono e verdadeira liberdade. Era um autêntico ícone, cuja falta será imensamente sentida".

De verdadeiro nome Erick Lee Purkhiser, Lux Interior fundou os Cramps com a mulher, Poison Ivy, no começo dos anos 70. A banda, que misturava punk, rockabilly, garage rock e surf music, mantinha-se activa desde então. How To Make A Monster , o mais recente álbum, data de 2004.


Fonte: Blitz

Optimus Alive! 2009: Novidades

Hoje foi efectuada uma conferência de imprensa pelos responsáveis do festival, às 17 horas. Foram confirmados 2 cabeças de cartaz:

METALLICA

dia 9 de Julho




DAVE MATTHEWS BAND

dia 11 de Julho





terça-feira, fevereiro 03, 2009

Duffy no Super Bock Super Rock em Lisboa

Cantora galesa estreia-se em solo nacional no mesmo dia em que também se estreiam os norte-americanos Killers.

Duffy é o novo nome adicionado ao cartaz do festival Super Bock Super Rock em Lisboa. A cantora estreia-se em palcos nacionais no Estádio do Restelo, no mesmo dia em que também cantam pela primeira vez em Portugal os norte-americanos The Killers.

Duffy estreou-se no ano passado com o álbum Rockferry e foi desde logo considerada uma digna sucessora de Amy Winehouse. "Mercy" foi um dos singles mais rodados do ano e valeu-lhe várias nomeações para os prémios Grammy.

O cartaz do festival começa assim a compor-se. Até à data são conhecidos os seguintes nomes:

11 de Julho - Estádio Bessa XXI (Porto)
Depeche Mode
Nouvelle Vague


18 Julho - Estádio do Restelo (Lisboa)
The Killers
Duffy

Os bilhetes diários, tanto para Lisboa como para o Porto, custam €40.

Fonte: Blitz

AC/DC em Alvalade a 3 de Junho?




Caros fãs, acreditem. É cada mais oficial a presença da banda australiana em solo português. Tudo aponta para que Angus e companhia marque presença no Estádio Alvalade XXI, no dia 3 de Junho.

Falta haver as confirmações da promotora e da própria banda, que já conta com cerca de 50 concertos esgotados por toda a Europa.