domingo, junho 08, 2008

Rock in Rio 05/06/2008 :: Crónica


Estive lá no dia 5, para ver Moonspell, Apocalyptica, Machine Head e claro, Metallica.

Primeiro que tudo, a dimensão do recinto. Aquilo é tão grande que chega a ser assustador. Impressionante. Um ambiente fantástico, malta toda pronta para uma bela dose metal puro e duro.

Moonspell - Os grandes representantes de Portugal no que toca a sonoridades mais pesadas. É impressionante a legião de fãs que os Moonspell arrastam, uma moldura humana já simplesmente arrepiante. Quanto ao concerto, pessoalmente adorei. Nunca tinha visto Moonspell ao vivo e devo dizer que o shôr Fernando e companhia esmeraram-se bastante. Destaques para a Opium e para a Alma Mater, esta última arrasou completamente.

Set List:

At Tragic Heights
Night Eternal
Finisterra
Opium
Nocturna
Scorpion Flower
Blood Tells
Invaded
Mephisto
Alma Mater
Full Moon


Apocalyptica - Que surpresa, Meu Deus! Eu tava naquela "ok, isto não vai encaixar aqui muito bem". Qual quê, os meninos da Finlândia deixaram-me completamente boquiaberto. Ritmo, velocidade, sempre a rasgar, espectacular.

Set List:

Refuse/Resist
Grace
I'm Not Jesus
Ion
Fight Fire with Fire
Beethoven
Betrayal
Bittersweet
Last Hope
Seek and Destroy
Inquisition Symphony
Hall of the Mountain King
Seemann


Machine Head - Não há nada a dizer. Concerto da noite. Adorei cada minuto, cada momento. Então aquela cover da Hallowed Be Thy Name deixou-me eléctrico. Memorável.

Set List:

Clenching The Fists Of Dissent
Imperium
Now I Lay Thee Down
Ten Ton Hammer
Aesthetics
Old
Hallowed Be Thy Name
Halo
Take My Scars
Descend The Shades Of Night
Davidian


Metallica - Os meninos que eu tanto queria ver tiveram um grande concerto, mas devo dizer que houve momentos que me decepcionaram bastante. Uma abertura brutal com Creeping Death (ainda me arrepio só de pensar nos momentos que antecederam a Creeping, com a Ecstasy of Gold do Ennio Morricone), passando por Fuel, Wherever I May Roam e Harvester of Sorrow. No entanto, James e companhia lembraram-se de ir buscar musicas do Load e, a meu ver, estragaram completamente. O concerto abrandou, diria que arrefeceu por completo. Eles tentaram dar um concerto diferente dos outros 2 (RiR 04 e SBSR 07), mas deram-se mal. A malta estava mesmo (eu inclusivé) para os grandes clássicos.
No entanto, ainda tivemos Sanitarium, Master of Puppets, One, Enter Sandman, Damage Inc. e um final apoteótico com Seek and Destroy.
Valeu bem a pena só de os ver. Era um sonho de menino ver os Metallica e finalmente está cumprido. Mas fica a sensação de querer mais, de querer ouvir musicas como Battery, Ride the Lightning, For Whom the Bell Tolls, Unforgiven, ...And Justice for All, The Four Horsemen, Blackened, entre outras...


Set List:

Creeping Death
Fuel
Harvester Of Sorrow
Bleeding Me
King Nothing
No Remorse
Devil’s Dance
(Welcome Home) Sanitarium
Master Of Puppets
Damage Inc.
Nothing Else Matters
Sand But True
One
Enter Sandman
______

Last Caress
So What?
Seek and Destroy



Foi uma excelente experiência. Finalmente vi Metallica, sonho cumprido. Mas os reis da noite foram outros. De seu nome Machine Head.




Donovan

1 comentário:

mAmAdA_mAn disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.