quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Road to the Oscars: Slumdog Millionare



Pára tudo. Deixem passar o grande campeão. Posso já dizer que Slumdog Millionare é, se não aparecer mais um nota 10, o melhor filme do ano. Já havia dado nota 10 a The Wrestler, mas Slumdog Millionare rebenta literalmente a escala.

Danny Boyle finalmente consegue ter o filme que faltava no seu já excelente currículo. Não estamos a falar dum realizador qualquer. Boyle já tem no seu reportório filmes como Transpotting, Shallow Grave, The Beach, Millions, 28 Days Later, Sunshine, enfim. Uma lista já bem extensa. Mas, meus amigos, digo desde já que nenhum atinge a qualidade deste Slumdog Millionare. Nunca uma história de uma criança foi contada duma maneira tão original e tão emocionante.

O filme relata a história de Jamal, um jovem indiano que cresceu juntamente com o seu irmão. Desde cedo, Jamal viveu condicionado perante as adversidades da vida. Quando criança, viu a mãe ser assassinada e ser guiado pelo irmão Salim, um puto que pensa acima de tudo em si. Vagueando sozinhos por essa India fora, eles encontram Latika, uma rapariga que anda perdida, sem rumo definido. Latika junta-se aos 2 irmãos e cria uma relação muito forte com Jamal, que se apaixona por ele.
Esta é apenas parte da história que Jamal conta, quando é questionado depois de ter acertado todas as questões no popular programa "Quem quer ser milionário?". Jamal chega ao último nível e é confrontado pelas autoridades indianas, para ter a certeza que o rapaz não está a fazer batota.

O que torna impressionante neste filme é a capacidade de Boyle juntar todas as simples coincidências que levam a que Jamal acerte todas as questões. Situações tão simples, no entanto tão mágicas e que te mergulham totalmente na história. O espectador prende à tela e fica sempre na expectativa sobre que futuro reserva ao pobre rapaz.

É um filme de esperança. Um filme para garantir que é possível sonhar, é possível atingir os nossos sonhos. É possível acreditar que está escrito que um futuro brilhante está à nossa frente. Não estamos perante um filme banal. Esta é uma obra de arte, uma peça que vai durar para os anos vindouros. Slumdog Millionare, filme do ano.

Nota 10.

Sem comentários: