domingo, fevereiro 26, 2012

Oscars' 2012 :: Best Writing, Screenplay Written Directly for the Screen


Best Writing, Screenplay Written Directly for the Screen

O Artista (2011): Michel Hazanavicius
A Melhor Despedida de Solteira (2011): Kristen Wiig, Annie Mumolo
O Dia Antes do Fim (2011): J.C. Chandor
Meia-Noite em Paris (2011): Woody Allen
Uma Separação (2011): Asghar Farhadi

E começa a haver disputa a sério. Estamos aqui perante 3 dos melhores filmes e que são fortíssimos candidatos a levar esta estatueta: Uma Separação, O Artista e Meia-Noite em Paris. Quanto a "O Dia Antes do Fim" e "A Melhor Despedida de Solteira", são 2 filmes que podem-se dar por contentes por terem sido reconhecidos como elegíveis para esta disputa. Nem um nem o outro tem qualidade suficiente para estar aqui. Falando então dos 3 filmes que referi inicialmente, qual deles o melhor: "Meia-Noite em Paris" é capaz de ser o melhor filme de Woody Allen, uma história fabulosa sobre toda a mística e magia de Paris; "O Artista", como já referi anteriormente, é uma lufada de ar fresco no cinema contemporâneo, uma linda história recriando o choque do aparecimento do cinema falado, um autêntico tributo ao cinema mudo e ao legado que este deixou para as gerações seguintes; e por fim, "Uma Separação", uma fantástica, volto a repetir, fantástica história passada no Irão sobre os conflitos dentro duma família e todas as consequências que irão atormentar após um incidente envolvendo uma criada. Todos 3 são fabulosos, todos 3 merecem ser reconhecidos. Se tivesse de haver uma escolha pessoal, provavelmente iria inclinar para "Uma Separação", sendo que é talvez o meu filme de 2012. Mas devido ao impacto que provocou e à aceitação que teve por parte da crítica, juntando os vários prémios já conquistados, sou obrigado a dar a minha aposta em "Meia-Noite em Paris".

Palpite:  Meia-Noite em Paris (2011): Woody Allen

Sem comentários: