sexta-feira, setembro 12, 2008

Futuro?

Há muito tempo que não escrevo uma crónica. Aproveitei esta altura em que faz 7 anos que aconteceu o 9/11, em New York City, para dar uma amostra do que penso sobre esse incidente e do que penso sobre o que o futuro nos reserva.

Suposição: Data é 11 de Setembro de 2001. Aproximadamente às 9 da manhã, um avião comercial é alegadamente ocupado por terroristas, alegadamente pertencentes à Al-Qaeda, e é redireccionado para Manhattan, vindo a embater numa das torres do World Trade Center. 18 minutos depois, a história repete-se e a outra torre é atingida. As 2 torres acabaram por desmoronar, alegadamente devido ao fogo criado pelo combustível dos aviões. Entretanto, alegadamente outro avião atinge o Pentágono, em Washington DC. Acabaria por aparecer outro avião, que seria abatido, despenhando-se em Shanksville. Este é o cenário que deixou os USA em estado de pânico.

Factos: De facto, toda a gente viu 2 aviãos a embaterem nas torres. Toda a gente viu e ficou horrorizada com a queda das 2 torres. Cerca de 3000 pessoas morreram naquela manhã. Há imensas provas para pensar que não foi o choque dos aviões que causou o desmoronamento das torres. Sobre o que aconteceu no Pentágono, o rasto de destruição é evidente, mas é demasiado irrisório considerar que um avião chocou com o edifício. Sobre o que aconteceu em Shanksville, provavelmente o caso mais pragmático de todo o 9/11, é notório que não há destroços de qualquer tipo de avião. Apenas um fosso. Nada mais.

Mas, que motivos haveria para que isto acontecesse? Quem iria lucrar com isto tudo? Que interesses? Estas são as questões que tardam em ser respondidas. Uma pessoa com capacidade de questionar todos estes aspectos, alguém com capacidade crítica chega rapidamente à conclusão que nada foi feito para evitar o que aconteceu nos Estados Unidos naquele fatídico dia.
É preciso meter na cabeça que o 9/11 foi um golpe de génio por parte dos governos interessados. Usando precisão militar, o governo dos USA e companhia soube jogar com todos os peões e atacou no coração do país. Inexplicavelmente, o povo deixa-se ir na conversa. Se acreditas que o 9/11 foi uma farsa, um pretexto, és rapidamente desprezado, considerado desertor, traidor, anti-patriota ou até mesmo suspeito. Perguntas? Para quê?

9/11 foi mais que desejado, era a desculpa que se procurava para criar mais uma guerra. Ainda não chegaram lá? Vamos tentar comparar as circunstâncias que fizeram os USA entrar nas outras grandes guerras:
  • Primeira Guerra Mundial: Alegadamente, o navio Lusitânia foi enviado deliberadamente para uma zona de domínio alemão. A estratégia era simples: esperar por um ataque alemão para poder ter um motivo para declarar guerra aos Alemães.
  • Segunda Guerra Mundial: Este caso é de caras. O incidente em Pearl Harbour foi provocado, foi tirado a ferros aos japoneses. Os americanos tiveram todo o tipo de avisos, de que seriam alvo de um ataque japonês. Incrivelmente, todos esses avisos foram intencionalmente ignorados. Mais uma vez, a mesma história: existe motivo para meter o bedelho.
  • Guerra do Vietname: Mais uma vez, o interesse era de entrar na guerra. Numa tentativa de arranjar um motivo que deixasse o povo de seu lado, Lyndon Johnson inventou a notícia que os Vietnamistas tinha bombardeado 2 destroyers americanos no Golfo de Tonkin.
Isto tudo para quê? Apesar de todos os horrores da guerra e de todas as perdas, os lucros que uma guerra gera são quase incalculáveis. Todo o valor ganho no armamento é impressionante. Para ter uma noção, J.D. Rockafeller, um importante banqueiro internacional, lucrou cerca de 200 milhões de Dollars à custa da 1ª Guerra.

E isto foi em 1914. Imaginem agora nos dias de hoje. Ou até mesmo na guerra do Vietname. Esta durou cerca de 13 anos, uma autêntica prova de que não era necessário vencê-la. Apenas conservá-la e manter aceso o conflito. Nesse caso, o que valeu é que o povo teve atitude para desafiar o governo, que foi quase literalmente obrigado a retirar as tropas. Infelizmente, hoje não existe isso. E é isso que mais me assusta. Nos dias de hoje, o povo caiu numa terrível onda de aborrecimento e de comodismo, numa atitude quase egocêntrica.

É altura de acordar. Estamos a ser completamente alienados pelos homens fortes do governo. Obviamente isso é mais notório nos Estados Unidos, mas a tendência ameaça alastrar-se por todo o lado. Cria-se um clima de medo, que não deixa as pessoas fazerem questões. Não deixa as pessoas pedirem ou até mesmo exigirem explicações.

E que dizer do decréscimo da qualidade das novas gerações? É triste pensar nisto, é triste aperceber-me que estamos a ser manipulados, de modo a fazermos menos julgamentos, menos argumentos. Estamos de tal forma habituados que já nos deixamos ser encarcerados pelos mil e um entretenimentos, que não param de crescer.

Acordem. Abram os olhos. Não se deixem ser levados por esta onda de estupidificação. Isso é precisamente o que eles querem.

Sem comentários: