quinta-feira, janeiro 25, 2007

FIREFLY


Trata-se da série de sci-fi mais espectacular que eu tenho memória. Depois de ficar "maravilhado" com Farscape e Stargate SG-1, Firefly simplesmente anda a "comer-me vivo".

O que torna Firefly tão espectacular? Primeiro que tudo, as personagens. Cada uma simplesmente excelente e com a perfeita "gimmick". Digamos que todas "vivem" na nave Serenity. Temos a tripulação inicial composta pelo capitão mauzão mas de bom coração Malcolm Reynolds (das melhores personagens em TV-Series que tenho memória), a fiel parceira de guerra Zoe, o guerreiro ca mania ké bom Jayne(personagem que vai estoirar, [atenção que ainda só vou no 3º episódio]), depois temos tb a querida Kaylee(lindaaaaaaaaaaaaa xD) que é uma expert em máquinas e o tipico piloto Wash que nao cria problemas a ninguem.

Estes personagens são um grupo que se revolta perante a Aliança, tipo de organização que governa tudo no espaço. Tornam-se "ladrões", fazendo trabalhos obscuros. Até que um dia eles são obrigados a aterrar em Persephone e para arranjar dinheiro, Kaylee arranja uns tripulantes: , o pastor Book que tenta criar bom ambiente na nave, o médico Simon que surgiu na Serenity para proteger a sobredotada irmã River(também a bordo), que surge com grande mistério pois parece possuir conhecimentos importantes para a aliança.

Além destas todas referidas, não esquecer a majestosa Inara, uma "acompanhante" a.k.a. prostituta. Mas ao contrário da vida real, ser "acompanhante" torna-se uma questão de respeito para Inara e ao longo dos eps que já vi, ela é a unica que consegue tomar pulso no capitão Malcolm.

Agora que mais tem Firefly para dar? O que me prende mais é claramente o mistério sobre River. Ela parece possuir poderes simplesmente impressionantes, quase que telepatia misturada com esquizofrenia devido ao comportamente incrivelmente esquesito. Ao que parece, ela foi alvo de várias experiencias por parte da Aliança.. A saber o que eles querem dela.

Depois outra coisa que me deixa a bater mal da cabeça é a mistura de sci-fi com western. Tipo, simplesmente brilhante. Não dá para explicar. Só mesmo vendo.

Outro pormenor mto interessante é o facto de, ao contrário de SG-1, Farscape ou mesmo Babylon 5, firefly não tem qualquer tipo aparente de vida extraterrestre. O humano é rei e senhor da série.

E após 3 episódios, já ando todo maluco com isto. Se tinha muitas espectativas, elas pecaram por escassas. Firefly é mto bom. Recomendação total.

Sem comentários: