domingo, abril 27, 2008

Seminário - Relatório #02

“A Animação no Turismo”

O seminário do dia 13 de Março de 2008 na FITEC, apresentado pelo professor Paulo Almeida da ESTM de Peniche, teve como tema as técnicas utilizadas na Animação no Turismo.
Numa fase mais introdutória, deu-se a conhecer uma breve definição do conceito de turismo. Então o que é turismo? “O Turismo é um agregado de actividades de negócios que directa ou indirectamente fornecem bens e serviços que comportam as actividades de lazer e negócios, realizadas pelas pessoas fora dos seus locais habituais de residência.” (Smith, 1989)

Actualmente, o turismo é a maior actividade económica mundial, movimentando um volume de negócio que transcende os 5 triliões de dolares por ano. De realçar igualmente que é uma área que emprega cercade 215 milhões de pessoas.
Portanto, dá para perceber que estamos a falarde uma área fortíssima, de um peso económico incrivelmente poderoso.
Mas e sobre animação turística? Qual o seu propósito? Basicamente, a animação turística é um conjunto de actividades que pretendem complementar o bem estar dos turistas. Atenção que estamos a falar de actividades que tem de chamar a atenção das pessoas, são actividades que tem de ser novidade para os turistas, de modo a que a atracção seja maior.

Não faz sentido convidar os turistas a participarem em actividades que também tem acesso nos seus locais de residência. Tem de haver igualmente uma forte diversidade, deve ser dada ao turista o poder de escolha.

Então e quem é que organiza estes eventos turísticos? Existem 2 profissionais da animação turística: o Gestor de Animação e o Animador. O Gestor, como o próprio nome indica, é o responsável pela gestão das animações. É ele que identifica as necessidades, é ele que programa as actividades, controla e coordena. O Animador é o responsável pela orientação dos turistas, é quem os acompanha aos pontos turísticos, basicamente é quem anima.

Todas as animações turísticas devem ser programadas como: Atracção(Carnaval do Rio) e/ou Complemento (actividades organizadas nos hotéis). Concluindo, a animação turística é fundamental. Valoriza a capacidade de oferta, influencia a escolha de um destino de férias, gere grandes receitas, desenvolve as comunidades receptoras, impulsiona a protecção da cultura e promove a fidelização.

Tudo em prol do bem estar dos turistas.

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