domingo, abril 27, 2008

Seminário - Relatório #05

"Formatos de Imagens"


O seminário do dia 9 de Abril de 2008, apresentado pelo professor Luís Marcelino, teve como tema principal os Formatos de Imagem digitais.

Os dois aspectos mais importantes que foram debatidos foram a cor e a qualidade das imagens, para cada formato que existe. Primeiro, foi descrita uma teoria sobre a cor, que mostra que esta é derivada do espectro de luz. Cada luz com um determinado comprimento de onda tem uma determinada cor. Ficou também explícito que a cor de um objecto depende das características desse mesmo, do ambiente que o rodeia e da luz que sobre ele incide.

Falou-se também das características do olho humano, que é composto pelos bastonetes (muito sensíveis à luz; mais concentrados em redor da retina) e cones (menos sensíveis à luz; mais concentrados na mácula). O olho simplesmente recebe luz que transforma em energia eléctrica. De realçar que a visão humana compensa as cores para que se mantenham constantes em diferentes condições de luminosidade.

A representação da cor está dividida em vários sistemas. O sistema de cores aditivas envolve uma fonte de luz, havendo ausência da cor preta. Utiliza as cores primárias: vermelho, azul e verde. A soma de duas cores primárias resulta em cores secundárias: ciano, magenta e amarelo. O sistema de cores subtractivas baseia-se na mistura das cores subtractivas primárias, ou seja, vão se adicionando filtros que vão bloqueando a emissão de determinados comprimentos de onda. Ao bloquear todo o comprimento de onda, obtém-se a cor preta. Temos também o sistema de cores complementares. Este sistema utiliza pares de cores que funcionam como filtro uma da outra. Ao ser misturados na proporção adequada, obtém-se a uma cor neutra.

A reprodução da cor está também dividida em vários sistemas. O sistema CIE 1931 XYZ é baseado em medidas de percepção de cor. Já o CIE 1948 Lab tenta resolver as não linearidades de percepção do CIE XYZ. Já o sistema RGB consiste na soma de cores primárias. Representa um sub-conjunto da cor do espaço CIE XYZ. Existem também os sistemas YCbCr e YUV, que se baseiam na luminância e crominância das cores. Por fim, temos o sistema HSB, que consiste no tipo de cor, na intensidade da cor e no brilho.


Após esta introdução à cor, vamos falar sobre formatos de imagens. Estas podem ser gráficas (geradas por computador) ou podem ser fotografias (captura do mundo real). Existem vários formatos diferentes. Para imagens de animação, existem os formatos swf, gif, wmf e svg. Estas animações são sequências de imagens sintetizadas por computador. Existem também imagens vectoriais, que utilizam primitivas geométricas (pontos, linhas, curvas). As imagens rasterizadas já são compostas por uma grelha de pixels. O modelo de cor define o formato dos pixels. Um pixel é um ponto de uma imagem e é o que define o número de cores que um pixel pode representar.

Quanto a ficheiros de imagens, os mais populares são: o formato gif, que permite várias imagens e executa uma compressão sem perdas. Imagens gif utilizam uma palete de cores de 24 bits. O formato png utiliza a mesma palete de cores do gif, com a diferença de fazer a compressão através de um algoritmo de deflação. O formato jpeg é um tipo de imagem que especifica um codec. Habitualmente tem perdas e possui 4 modos: sequencial, progressiva, hierárquica e sem perdas. Por fim, falta falar do formato tiff. Este tipo de imagens usa tags para definir várias imagens num ficheiro e a compressão utilizada.

Sobre a manipulação da cor, esta pode ser manipulada de acordo com os seguintes parâmetros: Brilho (somar valores aos canais RGB); Contraste; Conversão P&B e Conversão Sépia.

Por fim, vamos falar de formatos de imagem mais dedicados a vídeo e páginas web. O formato swf suporta primitivas gráficas e garante suporte para imagens do tipo jpeg, png e gif. Tem como objectivo a criação de animações. Quanto a formatos de vídeo, existe o MPEG 2, 4 e 7, o DV e o RAW. Quanto a nível de páginas web, existem as páginas html, que consiste na representação do conteúdo, enquanto que a tecnologia css define a forma dessa mesma representação.

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho q sim!
Akela parte... e akela outra... ya.

=P