quinta-feira, dezembro 11, 2008

Fim dos Smashing Pumpkins?

E a culpa é da geração iPod, diz Billy Corgan, numa longa entrevista em que não poupa o seu público nem a antiga banda.

Zeitgeist , o álbum de regresso dos Smashing Pumpkins, editado em 2007, deverá ter sido o último longa-duração da banda, afirmou Billy Corgan numa longa entrevista ao jornal norte-americano Chicago Tribune.

"Não vale a pena [gravar mais álbuns]", disse o músico à publicação da sua cidade natal. "As pessoas já nem sequer ouvem. Põem o disco no iPod, passam pelos dois singles e passam o resto à frente. Os padrões de escuta mudaram, por que é que nos havemos de estar a matar para criar um equilíbrio e gravar uma faixa mais arty para [contrabalançar] o single? Acabou".

A partir de agora, os Smashing Pumpkins pretendem ser "uma banda de singles", revela Billy Corgan, acrescentando que a sua prioridade é obter "uma reacção" do público.

"Com a energia conseguimos lidar. Com a apatia é que não", comenta Billy Corgan sobre a resposta ambígua de algumas plateias aos concertos da digressão de 20 anos dos Smashing Pumpkins.

"Vamos conseguir rebentar, como fizemos em 1992, sem ter de fazer coisas embaraçosas como trabalhar com o Timbaland", garante Billy Corgan. "Com o Zeitgeist , percebemos que o público alternativo já não é alternativo. São um público pop que ouve Nickelback. Por isso, se fizermos uma canção de 10 minutos, ninguém vai ouvir. Temos de fazer singles como o '1979', inventar canções que soem bem na rádio".

Na mesma entrevista, Billy Corgan fala ainda sobre o final dos Smashing Pumpkins, em 2000, culpabilizando o antigo guitarrista James Iha.

"A verdade é que o Iha estava a dar comigo em louco. Era uma pessoa tão negativa!", acusa. Corgan garante ainda que chegou a convidar James Iha e D'Arcy, a antiga baixista da banda, para o regresso dos Smashing Pumpkins.

"A D'Arcy não quer saber e para o James era uma questão de dinheiro", lamenta. "Nunca mais fizeram nada de música desde que saíram da banda. Não gostavam assim tanto disto. Gostavam em 1992, quando era divertido. Quando se começou a complicar e toda a gente seguiu o seu caminho, parecia um mau casamento".

Agora é tarde para os antigos companheiros se lhe juntarem novamente, diz Billy Corgan. "Já encontrámos pessoas dedicadas e de confiança [para os seus lugares], a porta está fechada para eles. Nunca hão-de voltar".


Fonte: Blitz


Palavras muito fortes do líder duma das minhas bandas de eleição durante a adolescência.

Sem comentários: