segunda-feira, dezembro 15, 2008

Road to the Oscars: Frost/Nixon


Acabei de ver um dos filmes mais nomeados para os Globos de Ouro, incluindo a categoria de melhor.
Frost/Nixon relata os acontecimentos que se sucederam à demissão do cargo de Presidente dos EUA de Richard Nixon, devido ao caso Watergate. Numa situação difícil e perante as fortes pressões, Nixon não teve outra solução senão demitir-se.
Durante estes acontecimentos, um talk show host bem sucedido da Austrália chamado David Frost tem a ideia de colocar Nixon numa entrevista. Frost consegue convencer a cadeia de televisão a fazer a entrevista, que tem custos incalculáveis. Frost quer atingir o topo da popularidade, criar algo que perdure na história. Nixon, por sua vez, quer aproveitar a entrevista para restaurar a sua credibilidade, tentar minimizar a má impressão que deixou ao povo americano.
Frost, com a ajuda de 3 investigadores/conselheiros, tenta, a todos os custos, mostrar ao mundo o que Nixon é realmente: um presidente que abusou do poder enquanto pode, que não tinha meias medidas quanto a infringir a lei.
Todo o filme gira em torno da entrevista, num autêntico mano-a-mano entre os 2 personagens principais.
Ron Howard consegue ter um excelente filme, merecedor das 5 nomeações para os Globos. Frank Lagella está simplsmente estupendo como Richard Nixon, um personagem muito forte e muito humano. Michael Sheen também tem um bom papel. Destaque também para os actores secundários Sam Rockwell, Kevin Bacon, Matthew Macfadyen e Oliver Platt. Diria até que o Rockwell está fantástico, mas isto já pode ser um sintoma de ser fã do actor, desde o Confessions of a Dangerous Mind.
Excelente filme. Como eu gosto de dizer, e já em jeito de antecipação... "Oscar Material".

Nota: 8/10

Trailer


Sem comentários: