domingo, dezembro 28, 2008

Mirror's Edge: Um Jogo Diferente


Acabei agora mesmo a campanha deste novo jogo da DICE. Um first-person completamente diferente do usual que chegou para revolucionar o género, a nível visual.

Ora, de que se trata este jogo? Trata-se de um jogo completamente inspirado no parkour, em todas as manobras executadas neste "desporto". A história centra-se em Faith, a personagem principal, e os chamados runners, praticantes de parkour que costumam traficar informação/dados. Tudo começa a correr mal quando o candidato a Mayor, Pope, é encontrado morto. O resto, descubram vocês. Trata-se duma plot bem interessante, embora altamente futuristica e quase utópica.


O grande forte do jogo é claramente o grafismo. Capaz de rivalizar com os grandes monstros do FPS (Halo 3, CoD, Fallout, entre outros). Todo o jogo tem fantásticas imagens. As story sequences estão desenhadas nuns excelentes desenhos animados, que me faz lembrar imenso o fantástico filme "A Scanner Darkly".


Sobre o aspecto gráfico, estamos conversados. Falta falar do que está menos conseguido. Comecemos pela longevidade. O modo campanha está, inquestionavelmente, demasiado curto. São 9 chapters que não duram mais que 6,7 horas. Se emperrarem em alguns spots (totalmente normal, acreditem), podem chegar ai às 9. Mas mais do que isso é difícil.
Outro problema tem a haver com a sequência de acontecimentos. Infelizmente, ao longo do jogo, apercebe-se que o fluxo torna-se algo monótono. Saltar alguns obstáculos, fugir da polícia, entrar dentro de um edifício, fugir da polícia novamente. Poucos são os chapters que fogem a esta norma. Realço o chapter 8, onde tem um fantástico puzzle, que foge muito à rotina do resto do jogo.


Em suma, trata-se de um excelente jogo, uma experiência visual sem antecedentes. Tem os seus defeitos, mas acredito que a "inevitável" sequela possa vir a corrigir vários problemas. Vamos esperar para ver.

Sem comentários: