sábado, dezembro 13, 2008

Melhores Álbuns do Ano 2008, Pt.5 :: As 15 Minhas Escolhas [Page 1/2]

Sobre este tema, falta então falar das minhas escolhas pessoais. Foi um ano que teve excelentes álbuns, grandes músicas, excelentes revelações e uma estupenda confirmação (refiro-me obviamente aos Kings of Leon). Houve também espaço para o regresso de 3 colossos do hard rock / trash metal: Metallica, Guns N' Roses e AC/DC.

Tivemos portanto, mais um bom ano a nível musical, talvez uns furinhos abaixo de 2007. É que, não sei se sabem, mas era complicadíssimo voltar a ter um álbum Neon Bible, Myths from a Near Future ou mesmo In Rainbows.

Ficaram a faltar muitos outros álbuns, que poderiam fazer parte desta lista. No entanto, tentei restringir a lista a apenas 15. Fiquem aí com os meus melhores.

15º - The Cure - 4:13 Dream


A banda de Robert Smith voltou. E em grande. 4:13 Dream está, sem dúvida nenhuma, excelente. A meu ver, um álbum muito superior a The Cure, lançado em 2004.

Músicas a considerar: Only One, Hungry Ghost.


14º - Oasis - Dig Out Your Soul


Os manos Gallagher estão de volta. Não é, nem de perto, o melhor álbum deles. Conseguiram, no entanto, superar as minhas expectativas. Músicas simples e de ficar no ouvido, que lá terão de ser cantaroladas em Fevereiro, no Atlântico.

Músicas a considerar: The Turning, The Shock of the Lightning.


13º - Portishead - Third


Um regresso também muito ansiado. Beth Gibbons e companhia lançaram, leia-se finalmente, o seu terceiro álbum. E que álbum. Muito bem aceite na crítica.

Músicas a considerar: The Rip, Silence, Magic Doors


12º - AC/DC - Black Ice


Ehehehehe, eles estão de volta! Um regresso muito antecipado. E a banda dos irmãos Young não desapontou. Sempre fiel ao old hard rock style. Muito bem.

Músicas a considerar: Spoilin for a Fight, Rock N' Roll Train e Black Ice


11º - Sigur Rós - Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust


Este ano procurei novas sonoridades. Deparei-me com uma banda chamada Sigur Rós, uns gajos da Islândia. Coincidi com o lançamento deste novo álbum. Ora o que encontrei? É complicadíssimo descrever a música dos Sigur Rós. É algo que sentes muito forte e não consegues explicar. Entras em total sintonia e harmonia. Toda a discografia da banda tem desses momentos. E este Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust não é excepção.

Músicas a reter: Festival (uma das melhores do ano), Inní Mér Syngur Vitleysingur, Ára Bátur


10º - Metallica - Death Magnetic


Após uma fase muito negativa da banda, onde tivemos álbuns que roçaram o péssimo (St. Anger, please go away), os Metallica finalmente encontraram alguma estabilidade e lançaram este ano este Death Magnetic, que é sem dúvida nenhuma, o álbum mais parecido com a sonoridade mais trash dos anos 80. Não é uma obra prima. Alías, está bem longe disso. Continua a haver pormenores que falham bastante. As críticas não vem por acaso, acima de tudo, devido à qualidade da gravação do trabalho. Para não falar na pseudo tentativa de recriar a Orion a.k.a. Suicide & Redemption, claramente a maior falha deste álbum. No entanto, foi uma excelente surpresa ver os Metallica mais próximos daquilo que queremos.

Músicas a considerar: All Nightmare Long, Unforgiven III, The Judas Kiss e My Apocalipse.


9º - The Mars Volta - Bedlam in Goliath


É impressionante a qualidade desta banda. Na minha opinião, a par dos QOTSA, a banda mais virtuosa deste novo século. Este Bedlam in Goliath volta a não me desmentir. É mais um álbum fantástico.

Músicas a considerar: Aberinkula, Metatron, Goliath


Página 2

Sem comentários: