quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Road to the Oscars: The Duchess


iMDB

Passado nos anos 1400/1500, The Duchess conta a história da jovem Georgianna que é escolhida para casar com um importante Duque da Burguesia Inglesa. Ingénua e esperançada que ia ser um casamento de sonho, Georgianna percebe que é apenas um objecto nas mãos do duque para lhe dar um herdeiro. O problema é que os 2 filhos que Georgianna tem são do sexo feminino. A história complica-se ainda mais quando entra em história Lady Bess, uma mulher que foi abandonada pelo marido, que lhe tirou os 3 filhos rapazes, e que se torna amiga confidente de Georgianna. Lady Bess acaba por ter um caso com o Duque e Georgianna vê-se encurralada, sem uma saída à procura de felicidade e amor.

É um filme muito aquém das minhas espectativas. O guião é bom, mas a coordenação das personagens e respectivos diálogos falham em várias situações. Diria até que este filme tenta ser a junção de 2 filmes do ano passado. Tanto tem de Elizabeth como de Atonement. O problema é que este Duchess não tem nem a grandiosidade nem o poder dos factos históricos como Elizabeth tem, nem tem a mestria e a autenticidade que Atonement tem. O filme falha imenso nesse aspecto.

Keira Knightley tenta sacar a sua melhor interpretação até agora, mas sem sucesso. É a outra decepção do filme. Ela no Atonement esteve em muito melhor nível. Ralph Fiennes também não está perfeito, mas consegue ter o papel mais consistente de todo o filme.

É um filme que entretém, mas longe de estar perfeito. Vale pela história, que é muito boa. Infelizmente, perde alguma essência e fica sempre aquela sensação que é apenas mais um filme deste género. Ao mesmo estilo, recomendo muito mais um Barry Lyndon, por exemplo.

Nota 7.

Sem comentários: