sábado, fevereiro 09, 2008

Dupla Sessão: The Bourne Identity (2002) e The Bourne Supremacy (2004)

iMDB


Noite de sessão dupla. E que tal dose dupla de pura acção com Matt Damon A.K.A. Jason Bourne? Vou começar por falar do primeiro filme da trilogia (o 3º titulo, The Bourne Ultimatum, fica guardado para amanhã) que surpreendeu-me muito pela positiva. Excelente filme de acção, excelente história que relata o drama vivido por Jason Bourne (Matt Damon), um "ex-assassino" que trabalhava para os serviços secretos. Até que um dia, ele não completa uma missão com sucesso e é dado como morto, depois de ter sido atingido com 2 tiros. Salvo por um grupo de pescadores, Bourne acorda sem memória nenhuma do que se tinha passado. A única coisa que ele tem que pode dizer-lhe alguma coisa é um número de uma conta de um banco de Zurique. Após dirigir-se ao banco, descobre que tem múltiplos passaportes, uma grande quantia de dinheiro e uma arma de fogo. A partir daqui começa a perseguição. Uma empresa chamada Treadstone contrata vários assassinos profissionais para eliminarem Bourne. Empresa essa que era a empregadora de Bourne. Entretanto, Bourne cruza-se com uma rapariga chamada Marie, que o leva a Paris, local onde supostamente Bourne vive.
À medida que o tempo passa, Bourne começa a descobrir cada vez mais sobre o passado dele. E a sua veia assassina começa a revelar-se. No entanto, é o facto de estar com Marie que faz com que ele não seja tão frio a matar.

Longe vão os tempos de 007 e Mission Impossible. Este é um filme que vale a pena ver, com muita acção, baseado na novela de Robert Ludlum, e que quase que se apresenta como um novo standart para futuros filmes do género. Gigante interpretação de Matt Damon, Jason Bourne é, sem duvida, um personagem para recordar. Franka Potente tem também uma boa interpretação no papel de Marie.


Nota: 8/10




Boa sequela. Tentando não desviar muito da história de Identity, Supremacy é também um excelente filme de acção. A história começa 2 anos depois de Identity. Jason e Marie estão descansados da vida na India, e entra na história Pamela Landy (Joan Allen), uma sub-chefe da CIA que desconhece a existência da Treadstone. Enquanto esta está a liderar uma operação para a captura de informação sobre Neski (um politico russo) em Berlin, um espião russo infiltra-se e "limpa" os homens de Pamela, deixando as impressões digitais de Bourne no local. Entretanto, o mesmo espião descobre que Bourne está na India e vai até lá para matá-lo. Bourne descobre que está a ser perseguido e foge com Marie. O espião faz com que o jipe onde vai Jason e Marie se despenha e pensa que os 2 morreram. Marie morre, mas Jason sobrevive.
Num acto de vingança, Jason Bourne deixa-se capturar em Napoles. Após saber que era acusado de ter matado 2 oficiais da CIA, Bourne dirige-se até Berlin para tentar saber o que se passa. Entretanto, Pamela descobre sobre a Treadstone, que foi desmantelada por Abbott, o oficial da CIA que dirigia a organização. Diz este que a Treadstone teve de ser desmantelada devido ao "problema Bourne". É nesta altura que Bourne entra numa perseguição sem fim. Perseguido por Pamela por ser suspeito do assassinato dos oficiais da CIA, Bourne vai até ao fundo da questão para tentar saber quem é que é responsável pela morte de Marie.

Apesar de não ser tão bom como o 1º (a meu ver), não deixa de ser um grande filme de acção e espionagem. Matt Damon volta a ter uma gigante interpretação, Brian Cox tem maior destaque em Supremacy do que em Identity, mostrando que é um excelente actor. Julia Stiles tem uma boa interpretação, algo ofuscada no 1º titulo. Já a Joan Allen não me convenceu.


Nota: 7,5/10


Para amanhã, está já prometido o The Bourne Ultimatum (2007).

Sem comentários: