sábado, fevereiro 23, 2008

Road to the Oscars: "There Will Be Blood"



As criticas não enganam: estamos perante um dos melhores filmes de 2007. There Will Be Blood está simplesmente soberbo. Baseado na novel de Upton Sinclair "Oil!", TWBB relata a história do mineiro Daniel Plainview (Daniel Day Lewis), que um dia acidentalmente descobre petróleo numa das suas minas. Após essa descoberta, Plainview decide montar a sua empresa de petróleo e adopta o filho de um falecido trabalhador seu, formando uma espécie de sociedade com o filho.
Um dia, um estranho chamado Paul Sunday (Paul Dano) dirige-se a Daniel Plainview e garante-lhe que debaixo das terras da sua familia em Little Boston, existe uma grande quantidade de petróleo. Plainview dirige-se à terra e tenta comprar as terras ao pai de Paul , afirmando que é para a caça de Codornizes. No entanto, o irmão gémeo de Paul, Eli, aumenta a parada em 10000 dollars, afirmando que sabe as intenções de Plainview, ou seja, sabe que nas terras existe petróleo.
Após chegar a um acordo (5000 dollars pelas terras e 5000 dollars para a construção de uma igreja para Eli, que se auto-intitula como um profeta), Daniel Plainview cria um autentico monopólio, tentando chegar ao topo o mais depressa possível, mesmo que para isso seja preciso derrubar tudo e todos, inclusive o seu filho adoptivo.

O que tenho a dizer é que este é mesmo um grande filme. Tem poder, tem garra, cenários são belos, OST é fantástica (Johnny Greenwood em grande destaque), e claro.. tem Daniel Day Lewis. Este homem é mesmo uma força da natureza. Paul Dano está igualmente excelente, secalhar uma nomeação para melhor actor secundário não ficava nada mal.



Nota: 9,5/10

Sem comentários: