sábado, fevereiro 02, 2008

Road to the Oscars: "Elizabeth - The Golden Age"

Em mais um filme na longa corrida até ao dia 24 de Fevereiro, hoje vi o Elizabeth - The Golden Age.


Ok, eu confesso: Eu nunca vi o primeiro filme. O que, valha a verdade, não impediu de ver esta sequela. Quanto ao filme.. sobre os factos históricos pouco posso dizer. Não conheço a história inglesa muito profundamente para estar a avaliar os factos históricos do filme. Sigo apenas a toada do filme. Quanto ao filme propriamente dito, vale unicamente pela excelente interpretação de Cate Blanchett. Posso afirmar até que, com estes 2 filmes que ela fez este ano (Elizabeth e I'm Not There), já considero a Cate Blanchett como uma das minhas actrizes preferidas, senão mesmo a minha preferida. Tem uma classe fantástica e é de uma polivalência fantástica. Já demonstrou isso mais que uma vez em filmes como Notes on a Scandal, I'm Not There., Babel, The Aviator, The Talented Mr. Ripley, Heaven e o próprio Elizabeth, onde foi nomeada para o oscar de melhor actriz. Já nada tem a provar esta gigante actriz de 38 anos, oriunda de Melbourne, Austrália. Mas digamos que o grande problema deste filme é esse: Só vive da interpretação da Cate. A história do filme enrola-se demasiado no triangulo amoroso entre Elizabeth, Raleigh e Bess. Podiam ter dado maior ênfase à guerra entre Inglaterra e Espanha. Aliás, toda a cena de guerra é confusa e estranha. A meu ver, o filme não foi bem conduzido e interpretado. Quanto a outras interpretações, achei um Geoffrey Rush apático, apagado, sem chama. Clive Owen mostrou alguma classe, mas não parecia aquele o mesmo actor de Sin City, Closer ou até Children of Men.

Como eu já disse, o filme vive intensamente de Cate Blanchett. Não admira que a academia apenas reconhecesse o filme nesse aspecto (vá, também nas roupas... que é bem capaz de ganhar).

Nota: 6.5/10

Sem comentários: