quinta-feira, fevereiro 07, 2008

Road to the Oscars: "American Gangster"




Bom filme, com boa história, com boas interpretações, tudo é bom. Apesar de ficar aquém da genialidade dos grandes filmes de Gangsters, nomeadamente Scarface, Goodfellas e Godfather, é um filme que entretem bastante durante cerca de 2 horas e 40 minutos. Baseado em factos veridicos, American Gangster relata a história de Frank Lucas (Denzel Washington), um homem de Harlem que toma conta do cartel de Harlem. Através de contactos em Bangkok , Frank obtém uma nova droga, 100% pura que capta a atenção das pessoas. À medida que o filme avança, Frank torna-se uma pessoa mais dura, sem problema de matar quem quer que se metesse no seu caminho. A outra parte do filme relata a história de Richie Roberts (Russell Crowe), um policia que se vê rodeado de colegas corruptos. Paralelamente, Richie encontra-se envolvido num processo de divórcio e vê-se obrigado a deixar a custódia do filho à ex-mulher.
Depois de ser alvo de chacota por parte dos colegas, devido a ter rejeitado uma enorme quantia de dinheiro, Richie decide juntar-se com um grupo de policias leais na busca dos grandes barões da droga. Todas as pistas vão liderar a Frank Lucas e à sua familia, que entretanto se tinham juntado no negócio.

Grande interpretação de Denzel Washington e também não menos genial interpretação de Russell Crowe. Ruby Dee captou a atenção da Academia e foi nomeada para o óscar de melhor actriz secundária, interpretando a mãe de Frank (a meu ver, nada de outro mundo esta interpretação).



Nota: 8,5/10

Sem comentários: