terça-feira, fevereiro 05, 2008

Road to the Oscars: "Surf's Up"



Mais um filme para juntar à Road to the Oscars. E posso desde já dizer que definitivamente os pinguins são uma aposta ganha no que toca a filmes de animação. Depois de Madagáscar ( a meu ver a melhor caracterização dos pinguins, simplesmente hilariante) e Happy Feet (vencedor do oscar do ano passado), surge mais um filme sobre pinguins, desta vez sobre pinguins surfistas. O conceito não é de todo original e inédito, mas ao inicio ficamos com a ideia que trata-se de mais um excelente filme de animação. Até certo ponto, é. Mas fiquei com a sensação que ficou a faltar algo, que ficou incompleto. É mal trabalhada a relação entre o Cody e a Lani. Chicken Joe poderia ter sido uma personagem fantástica que, a meu ver, Jon Heder estragou completamente. Pouco tempo de antena para o Reggie (James Woods), a personagem que mais me fez rir durante o filme. Mas nem tudo é mau neste filme. Um ponto positivo para a maneira como criaram o filme, como se fosse um longo documentário. Os monólogos do Cody Maverick estão muito bons. A personagem Z é igualmente bem construida, muito bem trabalhada, com uma boa história. Os cenários estão belos, as praias estão muito bem retratadas. Aliás, a praia onde é feita a competição tem um ar aterrorizador, nesse aspecto o filme está esplendido.
Claro que não podia deixar de dar a minha opinião sobre outro aspecto relacionado com este filme. Até que ponto é credível a nomeação deste filme para o oscar de melhor filme de animação? Quer dizer, tivemos 2 filmes de animcação fantásticos este ano: The Simpsons Movie e Futurama: Bender's Big Score. Para mim, qualquer um deles é claramente superior a este Surf's Up. Não deixa de ser uma grande surpresa ver este filme nomeado, em detrito do Futurama e do Simpsons Movie. Acima de tudo este ultimo.
Apesar de alguns defeitos, no global, é um bom filme de animação, que diverte bastante durante cerca de 80 minutos.


Nota 7/10

Sem comentários: